Manhã com troca de experiências sobre oportunidades do mercado e o potencial da reutilização e reciclagem de resíduos sólidos marcou a rotina de 15 alunos do ensino médio da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, povoado de Olho D'Água do Coco, zona rural de Sítio Novo, Tocantins.
Em visita técnica à concessionária de energia elétrica em Imperatriz, nessa quarta-feira, 13, eles conheceram a logística do projeto Ecocemar, que incentiva a destinação correta de resíduos sólidos urbanos, com a troca de materiais recicláveis por descontos na fatura da energia. O grupo percorreu cerca de 30 km para conhecer, na prática, como empresas da iniciativa privada podem colaborar com as causas sociais e ambientais.
"Nosso projeto foi implantado em 2013. Já geramos mais de R$ 70 mil em descontos só em 2017. Porém, a participação da comunidade ainda é tímida, pois menos de 1% da população de Imperatriz é cadastrada. Receber os alunos é gratificante, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo em buscar parcerias para reduzir os impactos ambientais", observou Wesley Aristarco, coordenador do projeto na cidade.
Aprendizado - Para os estudantes, a visita serviu como vivência de novos horizontes no mundo do trabalho. "As orientações que recebemos aqui são importantes, porque percebemos que existem muitas oportunidades de gerar renda através do lixo e essa novidade de pagar menos na conta de energia através da reciclagem", afirmou Adriana de Sousa Oliveira, 3ª série do ensino médio.
Agradecimento - Em nome da escola e do projeto, o professor Milton Teixeira ressaltou a importância dos parceiros para o êxito da ação. "Desde o início, temos contado com o apoio da comunidade onde os alunos residem, do poder público e empresários que acreditam no potencial de nossos jovens. A visita de hoje só foi possível graças à cordialidade da empresa de transporte coletivo, que disponibilizou o ônibus e também da Cemar, que abriu as portas para dividir esta experiência. (Kayla Pachêco)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16027
Comentários