Mesa solene: Saulo Cardoso (Ifma/Imperatriz); Orleane Evangelista de Santana (Seduc-MA/UREI); Domingos Bandeira (Semed/Imperatriz); Elizeth Bezerra (Semed/Barra do Corda); Iranice Arruda (Semed/Formosa da Serra Negra); Antonio Carlos Gregores de Araújo (S
Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação, representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão

Aparecida Marconcini Prestes

Na tarde de sexta (23), no auditório do Instituto Federal do Maranhão, Ifma - Campus Imperatriz, aconteceu a Cerimônia de Premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, da Região Maranhão 02 (Sul do Maranhão). A Obmep homenageia os alunos destaques com quatro premiações: Ouro, Prata, Bronze e Certificado de Menção Honrosa. Este ano, os medalhistas de Ouro foram premiados na cidade de Salvador (BA), em julho. As medalhas de Prata e Bronze são entregues em Cerimônias Regionais. Nesta solenidade, foram premiados e homenageados 25 alunos medalhistas, de 10 cidades do Sul do Maranhão, sendo entregues também 143 Certificados de Menção Honrosa.
 "Este é um momento de homenagem e de engrandecimento da conquista de vários alunos da nossa Região e do Brasil, bem como de escolas, professores e secretarias municipais de Educação, que se empenharam nos estudos e nas atividades de um modo geral e, neste caso em específico, na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas", declarou o Coordenador Regional da Obmep, professor Daniel Santos de Carvalho, na abertura da Cerimônia. "Destaco e agradeço também o trabalho realizado pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz, que se empenhou e conseguiu 100 por cento de inscrições das escolas e alunos da Rede Estadual desta Regional", completa o coordenador da Obmep.
No Brasil, mais de 18 milhões de estudantes foram inscritos na Obmep 2018. No Maranhão foram 845 mil inscritos, sendo 200 mil na Região MA-02, que abrange 60 cidades do Sul do Maranhão.
Foram 3 medalhistas de Ouro do Maranhão na Obmep 2018, todos os três são da Região MA-02: Lucas Almeida Oliveira (Colégio Militar Tiradentes II - Imperatriz), Eduardo Silva Feitosa (UI Didácio Santos - Balsas) e David Costa Pereira (EM Raimundo Alexandre Costa - Tuntum). Também foram premiados o aluno Enos Carvalho Mota (Ifma-Campus Imperatriz), com Medalha de Prata, e mais 21 estudantes com Medalhas de Bronze.
Outras premiações, como kits de materiais didáticos, livros, diplomas e troféu, também foram entregues na solenidade para escolas, secretarias de Educação e professores que se destacaram na Obmep 2018. Foram 1.015 escolas inscritas no Sul do Maranhão, sendo que 07 conquistaram destaques por causa do bom desempenho de seus alunos nas provas nacionais. 
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, que representou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão, na solenidade de premiação, destacou em sua fala um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que é identificar os jovens talentos. "A Obmep identifica os gênios da Matemática, que são estes estudantes premiados. Jovens talentos vitoriosos da Rede Pública de Ensino. Parabenizo os professores pelo êxito desses alunos, por todo apoio, orientação e empenho para estes resultados. Se existem estudantes brilhantes é porque também existem professores que são brilhantes e que realizam um trabalho diferencial", enfatizou a gestora. "Parabenizo também os pais e mães aqui presentes, que devem estar orgulhosos dos seus filhos e filhas sendo homenageados. Destaco entre eles o jovem Lucas Almeida Oliveira, do Colégio Militar Tiradentes II, nosso primeiro Medalhista de Ouro, de Imperatriz. E em nome do Secretário de Estado da Educação, professor Felipe Camarão, parabenizo a cada um dos estudantes medalhistas da Obmep 2018 e desejo que continuem firmes neste propósito, porque é através da Educação que se muda o mundo", finaliza a professora Orleane Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz. 

A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O público-alvo da Obmep é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. A Obmep tem como principais objetivos: estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.