Cinco estudantes do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, escola da rede pública estadual, representarão o Maranhão na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, que ocorre, a partir desta sexta-feira (13) até domingo (15), em Brasília. A competição, organizada pelo Sesi, reúne as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares do país que venceram as seletivas regionais.
Os estudantes maranhenses apresentarão uma proposta inovadora e criativa para aprendizagem da história do Maranhão. Trata-se do projeto Game Ludovich - um jogo eletrônico, desenvolvido por eles na disciplina eletiva de Robótica Educacional, que propõe a interação com fatos e personagens da história do estado em diferentes épocas.
Seguindo determinação do governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está custeando todas as despesas para que o projeto dos estudantes maranhenses possa competir com o mesmo nível das equipes de outros estados.
“Nosso governo está garantindo total apoio aos estudantes porque acredita no potencial da escola pública como espaço para o fomento de iniciação científica e pesquisa”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres. “Além da troca de experiências, a participação dos estudantes maranhenses na competição nacional é fundamental para incentivar outros jovens a desenvolverem projetos de pesquisa”, frisou.
Os estudantes falaram da expectativa de competir com outros projetos de robótica em nível nacional. “Minha expectativa é muito grande porque vamos competir com as melhores equipes do Brasil que desenvolvem projetos nessa área”, ressaltou Vitor Mateus. “Estou confiante e espero que a gente consiga trazer o título de vencedor para o Maranhão”, comentou a estudante Stephane Beatriz Almeida.
“Nossa equipe está dando o melhor para representar bem o Maranhão no torneio e levar esse projeto para participar de eventos em nível internacional”, salientou Beatriz Rosário.
A competição FLL é realizada em vários países e tem como objetivo levar os estudantes ao mundo da ciência e tecnologia de forma divertida. No Brasil, o torneio é organizado pelo Sesi e reúne projetos de todos os estados, em etapas regionais e nacional. A temporada 2014/2015, denominada Fll World Class, do Torneio de Robótica, visa desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro e fazer com que a busca pelo conhecimento seja mais instigante e criativa entre estudantes.
Durante a competição, as equipes serão avaliadas em quatro critérios: design de robô; projeto de pesquisa; ‘Core values’ - valores desenvolvidos pelos alunos na competição e desafio do robô.
A equipe vencedora do Torneio Nacional de Robótica poderá participar do World Festival, evento mundial da FLL que ocorrerá em Saint Louis, nos Estados Unidos, com as melhores equipes de robótica do mundo.
Comentários