Enfermeiras e técnicos em Enfermagem estiveram à disposição nas escolas polos
Aluno sendo avaliado por médica da Força Estadual de Saúde

Aparecida Marconcini Prestes

Aconteceu durante esta segunda e terça (20 e 21), a realização de exames médicos para os estudantes da Rede Pública Estadual que irão participar dos XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs). Esta é uma importante parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Unidade de Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRSI).
Este ano, os estudantes atletas foram atendidos pela equipe médica em três escolas polos: CE Nascimento de Moraes, CE Dorgival Pinheiro de Sousa e CEIN Tancredo de Almeida Neves, conforme agendamento: 
Dia 20/05 - Polo 1 (CE Nascimento de Moraes) - Horário 8h às 12h - As escolas atendidas foram CE Nascimento de Moraes, CE Edinan Moraes, CE Nova Vitória, CE Mourão Rangel, CE Vinicius de Moraes, CE Raimundo Soares; 
Dia 20/05 -  Polo 2 (CE Dorgival Pinheiro de Sousa) - Horário 14h às 18h - As escolas atendidas foram CE Dorgival Pinheiro, CE Graça Aranha, CE Governador Archer, CE Estado de Goiás, CE Urbano Rocha; 
Dia 21/05 - Polo 3 (CEIN Tancredo Neves) - Horário 8h às 12h e 14h às 18h - As escolas atendidas foram CEIN Tancredo Neves, CE Delahê Fiquene, CE Vespasiano Ramos, CE Amaral Raposo, CE Caminho do Futuro, CE Newton Barjonas Lobão (CAIC), CE União. 
Os estudantes do Colégio Militar Tiradentes II foram atendidos pela equipe médica do 14º Batalhão de Polícia Militar (PMMA).
Os professores de Educação Física de cada escola conduziram os alunos atletas para os respectivos polos, para a realização dos exames, sendo conferida a pressão arterial dos estudantes por enfermeiras e técnicos de Enfermagem. Os estudantes também passaram por avaliação de uma equipe médica, da Força Estadual de Saúde, que ficou à disposição nas escolas polos para o atendimento a todos os estudantes/atletas da Rede Estadual de Imperatriz. A Força Estadual de Saúde é composta de médicos, fonoaudióloga, enfermeiras e nutricionista. Os estudantes também foram atendidos por acadêmicos do curso de Medicina, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
"Todas os estudantes atletas dos Centros de Ensino de Imperatriz que irão participar dos Jogos Escolares foram atendidos. Nossa meta sempre foi nunca deixar estudante fora dos jogos escolares por falta de exame médico. Os Exames são muito importantes porque comprovam a aptidão física dos alunos, sendo essa uma exigência para participar dos Jogos Escolares", destaca a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. 
"Desde o ano de 2015, a URE de Imperatriz oferece o atendimento médico para os alunos  da Rede Estadual e este ano estamos inovando realizando os exames em três escolas, que funcionam como polos", explica a gestora da UREI. "Agradeço a colaboração, a parceria e o empenho da equipe médica, das técnicas em Saúde e Enfermeiras, assim como dos estudantes de Medicina da Ufma, que não mediram esforços em atender os alunos. Agradeço ainda ao apoio dos técnicos/as pedagógicos da UREI, a dedicação dos professores/as de Educação Física da Rede Estadual de Ensino e dos gestores escolares, na organização desta atividade", finaliza a professora Orleane Santana.
A abertura dos Jogos Escolares de Imperatriz 2019 acontece dia 31 de maio, no Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, com início previsto para as 17h.