Raimundo Primeiro
Na manhã de sábado (23), estudantes do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz promoveram uma ação de conscientização na Praia do Cacau, com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data transcorreu nessa segunda-feira, 25 de setembro, instituído com o propósito de unificar a classe em âmbito mundial.
“Buscamos sensibilizar a população sobre o papel do farmacêutico, mostrando ser ele um dos profissionais de saúde mais confiáveis, acessíveis e requisitados em todo o mundo”, frisou a professora Laysa Paloma Vieira Castro, coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz, acrescentando que, diariamente, milhões de pessoas vão as farmácias em busca de medicamento e da orientação prestada por farmacêuticos, ressaltando que este profissional pode atuar em mais de 74 áreas distintas, entre elas, a cosmetologia, em alta atualmente em todo o País.
A ação teve início às 10h e foi concluída às 13h30, com os estudantes orientando sobre os cuidados que a população tem de ter ao usar protetor solar e/ou ao guardar um medicamento, além de informar sobre o papel do profissional farmacêutico, incentivando a população a sempre procurá-lo quando tiver dúvidas relacionadas a medicamentos ou cosméticos.
Durante a ação, os estudantes esclareceram sobre os raios UVA (ultravioleta), radiação eletromagnética, que causa manchas, envelhecimento e câncer de pele, e UVB, responsáveis pelos efeitos imediatos do sol na pele: queimaduras, inflamações e vermelhidão, lembrando, a propósito, que o protetor solar deve ter estas duas radiações, pois ambas são prejudiciais à saúde do ser humano. “Tomar sol é muito importante, pois traz muitos benefícios, como a síntese de vitamina D, extremamente importante para o corpo humano, responsável pela absorção de cálcio, importante no fortalecimento dos ossos e proteção do coração”, destacou Laysa Vieira.
De acordo com a professora Laysa Vieira, a carreira farmacêutica em cosmetologia é regulamentada pela Resolução 406, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), muito valorizada pelo mercado de trabalho, ganhando mais importância com o passar dos anos. “Isso se dá em virtude do aumento significativo por parte da população em relação a estética, saúde e bem-estar”.
O estudante Felipe Araújo, do segundo período do Curso de Farmácia da Pitágoras Imperatriz, frisou a ação como de fundamental importância. “Também inova, pois saiu das comemorações tradicionais, fazendo com que nós tivéssemos contato direto com a população, colocando em prática o que aprendemos, em sala de aula”. Pensamento compartilhado por Giuliane Azevedo, também estudante do segundo período do Curso de Farmácia. “Nos ajudou em muito o contato com as pessoas, aqui na praia”.
Dono de uma das barracas situadas na Praia do Cacau, Geraldo dos Santos Gonzaga, mais conhecido por Xexéu, elogiou a iniciativa do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz. “Uma iniciativa que merece sempre o nosso apoio, o sol aqui em nossa cidade permanece forte, portanto, os esclarecimentos aqui feitos em muito nos ajudarão”, concluiu o comerciante.
Comentários