Longe da alienação religiosa, um grupo de profissionais, universitários e secundaristas, ganha força nas faculdades, universidades e escolas de Imperatriz. Não é um protótipo de igreja, muito menos uma célula dentro do ambiente universitário e escolar. É um movimento estudantil cristão que existe para compartilhar o evangelho nas instituições de ensino.
A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), por ser um movimento onde os estudantes estão mais aptos para compartilhar do Evangelho aos seus colegas, tem como lema: “estudante alcançando estudante”. Surgiu em 1957 e desde então, o seu foco continua o mesmo.
Além de compartilharem o Evangelho, os estudantes desenvolvem habilidades como liderança, organização e falar em público, úteis para os papéis que desempenharão na sociedade, por meio de treinamentos e estudos feitos constantemente, de acordo com a necessidade dos integrantes.
A ABUB é composta por estudantes e profissionais ligados a diversas denominações e mantida por doações, especialmente de antigos ABUenses. Não se firmam em padrões de nenhuma instituição religiosa, por ser um movimento que tem como foco principal a missão integral e o aprofundamento da fé cristã, vivenciada dia-a-dia por cada um.
Para a teologia da missão integral, a dignidade humana, o cuidado com o meio ambiente e a luta contra toda a forma de opressão e injustiça são aspectos que não se separam da mensagem do Evangelho.
Em termos administrativos, a ABUB está organizada em núcleos, grupos-base, regiões e em nível nacional. Os núcleos estão presentes nas instituições de ensino superior e médio. Os grupos-base reúnem profissionais ou estudantes de um ou mais núcleos em uma mesma cidade. São filiados ao movimento nacional e também participam da administração regional por meio de seus representantes. Esses grupos podem ser de ABS (secundaristas), ABU (universitários) ou ABP (profissionais). (Assessoria de Imprensa)