Duas turmas de alunos do 2º ano do ensino médio da Unidade de Ensino Governador Archer participaram da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Imperatriz, na sessão dessa quinta-feira, 16. Cumpriam etapa de um projeto de cidadania e participação política coordenado pela professora de História, Silvanete Gomes.
A professora explicou que o projeto pretende ampliar a partipação cidadã e a consciência política dos alunos, buscando envolvimento direto nas principais demandas da população no âmbito das políticas públicas de cidadania.
O aluno Luiz Fernando apresentou um projeto de recolhimento de limpeza em passeios e logradouros públicos baseado na Lei de Resíduos Sólidos, alertando as autoridades e a sociedade sobre a necessidade da conscientização ambiental e da convivência em comunidade.
Danilo Gonçalves discorreu sobre o projeto de mobilidade urbana relacionado à desobstrução e padronização das calçadas, um grave entrave que a cidade apresenta tanto a transeuntes que não apresentam deficiências físicas e visuais quanto a pessoas com deficiência.
Isabela Lima dirigiu seu projeto à necessidade de criação de espaços destinados ao lazer e ao esporte nos bairros, ressaltando a necessidade da descentralização dos instrumentos públicos para a prática de atividades esportivas e de convivência comunitária.
A professora Silvanete Gomes agradeçou a oportunidade de apresentar o projeto aos vereadores e à comunidade e solicitou que a Câmara Municipal crie o Parlamento Jovem para abrir oportunidade aos estudantes imperatrizenses de participarem diretamente, com sugestões e debates, das discussões acerca dos problemas da cidade.
O presidente da Casa, José Carlos Soares, anunciou no final da sessão que a Casa vai estudar dias e horários para abrir a Tribuna Popular a esse tipo de iniciativa. (Carlos Gaby/Assimp)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15842
Comentários