Programa consiste em mega revisões gratuitas para estudantes que estão se preparando para o Enem

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (9), a segunda edição dos Aulões do Enem contemplará mais de 50 municípios este ano. A ação faz parte do programa Pré-Universitário (PreUNI), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti). Os Aulões consistem em mega revisões gratuitas, voltadas para jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio e vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
A estudante Ana Paula dos Santos, do município de São Mateus do Maranhão, afirma que o reforço no aprendizado é muito importante. “Eu sou uma maranhense que já me preparo para o Enem; e poder contar com esse apoio me deixa mais próxima de alcançar melhores notas e ingressar em uma universidade”, afirma.
João Pedro Oliveira, do município de Paraibano do Maranhão, também ficou confiante diante do apoio com as revisões do Aulões do Enem. “Vou participar e espero que as minhas necessidades de relembrar os conteúdos do Ensino Médio sejam atendidas. Quero fazer uma boa prova”, comenta.
Na edição do ano passado, os Aulões ocorreram em 16 cidades, beneficiando mais de 15 mil jovens. Os Aulões foram agendados para ocorrer nos municípios a partir do dia de 2 de julho até 23 de outubro.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, explica a metodologia usado pelo programa. “Nós contamos com oito equipes formadas por quatro professores, cada uma, para visitar, de dois a seis municípios por fim de semana. Serão cinco horas de intensa revisão de todos os temas abordados no Exame do Ensino Médio”, informa.
Na edição anterior, pelo menos 300 estudantes foram aprovados em instituições de Ensino Superior e um número considerável de alunos alcançou notas acima da média de 450 pontos, necessária para a obtenção do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. “Este é um programa que deu certo, que teve muitas aprovações. Recebemos relatos de estudantes que foram aprovados em universidades do Maranhão, Tocantins, Paraíba e Piauí”, conta o secretário.  
Segundo o secretário Jhonatan Almada, a expectativa do Governo do Estado é que, este ano, o número de participantes e de aprovados seja bem maior. “Nossa meta é fazer com que os maranhenses consigam melhorar suas colocações no Enem e possam concretizar o desejo de cursar o Ensino Superior por meio de qualquer uma das chances que o Enem oferece”, afirma.

Inscrições

Para participação dos Aulões do Enem, os estudantes devem acessar o portal da Secti (www.secti.ma.gov.br) e acessar a aba “Escreva-se aqui”. Deverá ser preenchido um formulário com as informações pessoais do candidato, escolher a cidade e uma das instituições que serão sede dos Aulões. A participação no programa é gratuita e mais informações, como o calendário do programa, podem ser obtidas no portal da Secti. ((Fabiana Akira)