Socorro Bezerra, Ana Lourdes e Rosana Pereira viajam amanhã para Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina

A estudante Ana Lourdes, de 16 anos, teve uma pesquisa aprovada para ser apresentada em Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina. A aluna da terceira série do Ensino Médio do Colégio Adventista viaja neste sábado, às 7h, acompanhada das duas professoras orientadoras, Socorro Bezerra e Rosana Pereira. Ela irá apresentar o projeto “Vitiligo: preconceito e autoexclusão”.
Todos os anos é realizado, pela Rede de Olimpíadas do Conhecimento, o Concurso Jovens Inovadores, que seleciona os melhores projetos científicos brasileiros para representar o país na feira científica juvenil mais importante dos países latino-americanos – o VI Encontro Educativo e Cultural do Mercosul. Ana Lourdes teve o projeto aprovado e ficou entre os 10 selecionados em todo o Brasil.
Desde 2010, a estudante pesquisa a repercussão da doença na sociedade. O desconhecimento da maioria social sobre a doença resulta no conceito prévio não somente sobre a doença, mas também sobre o portador de vitiligo, que com isso sofre de preconceito estético, pois a doença acomete o maior órgão do ser humano, a pele, surgindo assim a autoexclusão.
Segundo Ana Lourdes, participar de um intercâmbio entre países sul-americanos será uma grande oportunidade de crescer profissionalmente. “Por ser a minha primeira feira internacional, as expectativas são aprender bastante com contatos entre estudantes de toda a América do Sul, além de consolidar um dos principais objetivos do meu projeto: a divulgação do vitiligo e suas características”, declarou a estudante.
O grupo de pesquisa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz, Colégio Adventista, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e Agência de Viagens VIAJAR. (Rodrigo Reis)