Na última terça-feira (17), o estudante de Comunicação Social/Jornalismo UFMA campus Imperatriz, Domingos de Almeida, foi classificado no Seletivo Santander de Bolsas Ibero-Americanas e a partir de janeiro de 2014 (2014.1) iniciará o intercâmbio na Universidad La Salle, em Cancun – México. O programa disponibilizou para estudantes de graduação da UFMA cinco bolsas para mobilidade estudantil internacional e foi considerado um dos mais concorridos e rigorosos, o que, segundo a instituição, valoriza os méritos dos selecionados. Os outros quatro selecionados são acadêmicos da UFMA, campus São Luís.
O jovem de 21 anos, natural de Alto Alegre do Pindaré, interior do Maranhão, destaca que para participar do programa foi necessário estar adequado a todos os pré-requisitos descritos no edital. “Ter o nível básico da língua do país escolhido, ter um professor da instituição que se prontificasse a ser orientador, elaborar uma carta de motivação e enviar todos os documentos necessários, principalmente o currículo, foram itens essenciais para a aprovação”, conta Domingos de Almeida.
Patrocinado pelo Banco Santander, o Programa Bolsas Ibero-Americanas Graduação tem como objetivo geral contribuir por meio do intercâmbio internacional de estudantes de graduação de instituições de ensino superior de países ibero-americanos a melhoria na qualidade da formação discente nas instituições de ensino superior participantes.
O histórico acadêmico de Domingos de Almeida é marcado por muita dedicação. Ele afirma que a alegria de ter sido selecionado é imensurável, pois consolida o orgulho de ser um acadêmico que ingressou na UFMA pelo sistema de cotas para negros, ainda revela a importância de agarrar as oportunidades e ter metas a cumprir. “Na minha família de dezesseis irmãos, sou o único a fazer ensino superior. Depois do meu ingresso, estipulei metas, sempre corri atrás dos meus sonhos e ter sido selecionado para cursar em outro país, desbravar, conhecer e adquirir conhecimento de outras culturas foi fruto da minha dedicação”, ressalta o estudante.
 O acadêmico agradece o auxílio e orientação da professora Li-Chang Shuen Cristina nesse processo e destaca a importância da dedicação ao tripé ensino-pesquisa-extensão, o qual corresponde quase 80% das atividades do estudante. “Sou integrante do projeto da Universidade Alcântara-Maranhão, coordenado pela professora Herli Carvalho, a quem sou eternamente grato, e participo também do projeto de ensino e extensão da professora Li-Chang Shuen. Essas experiências  conseguiram abrir os meus olhos para ver o universo acadêmico como um instrumento de contribuição para uma sociedade melhor”, afirma o estudante.(Ascom UFMA - Imperatriz)