Andressa Carvalho agora se prepara para enfrentar outros três alunos na disputa pela primeira colocação

James Pimentel

Teve início hoje o concurso Soletrando, que acontece pela primeira vez na programação do 13º Salão do Livro de Imperatriz – Salimp. Os representantes de cinco escolas da rede municipal de ensino da cidade participaram do primeiro dia de etapas eliminatórias e classificatórias. Quem levou a melhor foi a aluna do nono ano da Escola Municipal Santa Teresa D’Ávila, Andressa Carvalho, de 15 anos.
A estudante conta que há 2 meses vem se preparando para o concurso, estudando as palavras em casa, com ajuda da escola. Ela diz ainda que, se conquistar a premiação, vai investir o dinheiro em seus estudos. “Ganhar essa etapa foi emoção. Se eu ganhar a final na sexta-feira, quero deixar esse dinheiro para a minha faculdade”, explica.
As escolas municipais Moreira Neto, Ipiranga, Eliza Nunes e Maria das Neves Marques de Sousa também participaram da seleção de hoje e foram eliminadas. A segunda etapa acontece hoje, 06, a partir das 10h, na Arena Multicultural, com a participação de outras cinco escolas.
Processo - Ao todo, 20 escolas irão participar dessa edição do Soletrando, cada uma com um representante oficial e um suplente. Durante as eliminatórias, cinco escolas disputam vaga na final. Dois candidatos dão início soletrando as palavras e aquele que errar é automaticamente eliminado, dando lugar a outro. O estudante que conseguir eliminar os demais conquista a vaga na final, que acontece na próxima sexta-feira, 09.
Salimp – O Salão do Livro de Imperatriz é organizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e já está consagrado como a maior feira literária do estado. Acontece entre os dias 03 a 12 de outubro de 2015, no Centro de Convenções. Conta com o apoio do Governo do Estado e das empresas Honda, Hot Bel, Viva Skin e Faculdade Pitágoras.