Construção da piscina olímpica também está avançada

Denis Oliveira

Quase um mês após o início da obra, a nova Praça da Juventude de Imperatriz começa a ganhar forma. A estrutura é construída na área onde funcionava o Complexo Esportivo Barjonas Lobão, na Nova Imperatriz, popularmente conhecido como Fiqueninho, devido ao ginásio poliesportivo que havia no local. Hoje, já é possível identificar as duas quadras poliesportivas e a piscina olímpica, ambas em fase de construção.
Até o momento, já começaram a ser construídas as duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta e uma descoberta; além da piscina olímpica, com dimensões de 50 metros de comprimento, 25 de largura e dois de profundidade. O antigo ginásio Fiqueninho foi demolido.
A piscina e a quadra poliesportiva descoberta são construídas lado a lado. O mesmo será feito com a quadra coberta e o campo society. Destes, apenas o último ainda não começou a ser feito.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar, em oito meses a obra será concluída. “É uma obra de oito meses. Será feita a reforma do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Vamos fazer uma piscina olímpica, uma quadra coberta, uma arena de vôlei de praia, pista de skate, pista de cooper, a piscina olímpica e uma quadra não coberta”, disse.
A construção da Praça da Juventude é feita com recursos do Governo Federal, indicados pelo deputado federal Davi Junior. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer (Sedel), Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere, a obra é de grande importância para a cidade, mas os recursos demoraram a ser liberados. “Os recursos estavam bloqueados pelo Governo Federal, mas hoje foram liberados e a obra de construção da Praça da Juventude avança em ritmo acelerado no antigo complexo Barjonas Lobão”, comemorou.

Prazo


Conforme já explicou o secretário Roberto Alencar, oito meses de obras são suficientes para a conclusão da Praça da Juventude. Para que o prazo seja cumprido, no entanto, é necessário que os repasses sejam feitos à medida que o trabalho é executado. “Nós esperamos que a conclusão seja junta, [em oito meses]. São três empresas [fazendo a obra] porque foram feitas três licitações, uma para a piscina olímpica, uma para a quadra não coberta e outra para os demais equipamentos. Também será feita uma academia de saúde e uma pista de cooper com largura de quatro metros, com duas vias, que será feita em torno de todo o complexo”.
Após a indicação dos recursos, o Governo Federal demorou 18 meses para realizar o depósito na conta da Prefeitura. O repasse de 30% do valor total da obra foi feito há pouco mais de um mês. De acordo com Alencar, a Prefeitura espera receber mais um repasse assim que 30% da obra estiver concluída. “A informação que temos do Governo Federal é que, logo que complete os 30% da obra, o Governo vai liberar mais 30% dos recursos e, quando concluída esta parte, serão liberados os 40% finais para fazer a conclusão”, explicou.
Enquanto funcionou, o Fiqueninho foi o principal palco das disputas dos Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs), em modalidades como futsal, basquete, vôlei e handebol. Além do ginásio, o complexo Barjonas Lobão também tinha áreas para a prática de outras modalidades, com a pista de atletismo. Com a entrega da obra, o local deve voltar a viver seus dias de glória, sendo referência para o esporte de toda a região.