“Pés que flutuam, mãos que circulam”. A frase define parte do espetáculo Mulheres do Brasil, dançado pela bailarina Ana Botafogo e cantado pela artista maranhense Flávia Bittencourt. A apresentação aconteceu na praça de eventos do Imperial Shopping e reuniu grande público. O espetáculo homenageia, por meio da dança, música e poesia, mulheres brasileiras que marcaram a história no país.
A dançarina Ana Botafogo conta sobre a preparação do espetáculo e qual a ideia principal do projeto. “Foram dois meses de trabalho e coreografia, onde foi realizado um trabalho de pesquisa sobre várias mulheres brasileiras e, infelizmente, não podemos inserir todas. E o nosso objetivo é levar conhecimento ao público para que eles possam conhecer quem foram essas mulheres por meio da arte. É quase que didático, mesmo com essa intenção de contar quem foram essas mulheres tão importantes e que tiveram coragem de transformar o Brasil”.
O espetáculo, que tem uma hora de duração, conta a história de 12 mulheres que marcaram sua época. Entre elas, a escritora Clarice Lispector, a cantora Carmem Miranda, a pintora Tarsila do Amaral, a rainha Carlota Joaquina, a estilista Zuzu Angel, a médica e professora Maria Aragão, entre outras. “Ana e o diretor da peça me conheceram durante um show que assistiram no Rio de Janeiro e me convidaram para fazer parte deste projeto que sintetiza de forma poética, distinta e interligada, as histórias dessas mulheres que fazem parte da nossa identidade como brasileiras”, afirma a cantora Flávia Bittencourt.
Durante toda a apresentação, o público fez questão de interagir por meio de palmas que acompanhavam os instrumentos ou ainda ao realizar um coral nas canções interpretadas por Flávia. A assistente de compras Karla Mariane fez questão de assistir todo o espetáculo e disse que Imperatriz recebeu um presente. “Essa apresentação marca a nossa cidade, é algo grandioso porque, além de toda a beleza, nos traz conhecimento sobre a nossa história. A voz da Flávia, aliada às técnicas de ballet da Ana e à história de todas essas mulheres, é algo muito fascinante. Eu estou me sentindo presenteada e com certeza elas deixaram um gostinho de quero mais”.
O evento contou, ainda, com a participação da Escola de Danças Flávia Homobono, que presenteou o público com a peça Quebra Nozes e o Reis dos Ratos. O espetáculo ‘Mulheres do Brasil’ é dirigido e coreografado pelo diretor Éric Frédérich e conta com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Após a estreia em Imperatriz, o espetáculo segue para a capital maranhense. A partir do ano que vem, o projeto deve circular por meio de turnê em todo o país. (Dilmara Tavares - Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15186
Estreia do espetáculo “Mulheres do Brasil” reúne grande público em Imperatriz
O show dançado pela bailarina Ana Botafogo e cantado pela maranhense Flávia Bittencourt traz um pouco da trajetória de importantes mulheres brasileiras
Comentários