Conhecer um pouco da diversidade cultural maranhense em uma única noite deixou um grupo de turistas italianos encantados. Eles se juntaram a outros visitantes vindos da França, Espanha, Estados Unidos e até Japão e apreciaram a programação do ‘Mais Cultura e Turismo’, na noite de quinta-feira (21), que trouxe três sotaques diferenciados de bumba-meu-boi: costa de mão, zabumba e orquestra.
Hoje, dia 21, as apresentações continuam com as Damas do Reggae e os bois União da Baixada e de Morros, a partir das 19h. “O encerramento do projeto acontece no próximo dia 29 de agosto e a exemplo do que vem acontecendo, os shows de Luiz Melodia, Flávia Bittencourt e Divinas Folioas, acontecerão na Praça Nauro Machado”, comentou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
O projeto “Mais Cultura e Turismo”, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo, tem por objetivo valorizar e resgatar a cultura maranhense e democratizar espaços públicos, proporcionando acesso à arte popular.
“O que vi aqui hoje foi incrível! Já estava encantada com o Centro Histórico, mas conhecer o bumba-meu-boi e todos os seus personagens foi uma experiência e tanto”, enfatizou a turista Marri Soulane, da França. Ela estava acompanhada de dois casais de amigos. Outro público presente foi o público do 38º Guarnicê de Cinema, realizado na Praia Grande. “É um caldeirão cultural. Em três apresentações conhecer três ritmos de bumba-meu-boi!”, enfatizou João Nascimento, do Rio Grande do Sul.
“O Centro Histórico passa por um processo de revitalização. As pessoas estão de volta a um dos locais mais significantes da capital maranhense e vivenciando a cultura do Estado”, enfatizou Delma Andrade.
O projeto incentiva e valoriza a diversidade cultural do Maranhão que é intensa. Ao longo dos dois meses de duração do ‘Mais Cultura e Turismo’, as apresentações foram as mais variadas possíveis: bandas de reggae, grupos de cacuriá e bumba-meu-boi, de jazz, bandas e cantores da música popular maranhense, entre outras manifestações.
Para o cantor Gabriel Melônio, que se apresentou durante o projeto, o momento é especial. “É de resgate e valorização do patrimônio cultural do Maranhão”, enfatizou. Por outro lado, proporcionar atrações no Centro Histórico de São Luís, despertando a atenção tanto do morador, quanto do turista para aquele patrimônio e revitalização daquela área foi outra conquista do projeto.
As atrações do ‘Mais Cultura e Turismo’ acontecem durante mais três dias: 21, 27 e 29, com o grande encerramento na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Os shows acontecem sempre a partir das 19h.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15389
Comentários