Ao iniciar seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Madeira afirmou que o município de Imperatriz dá um grande passo para o melhoramento da vida dos conselheiros, “e isso vai refletir diretamente na vida daqueles que precisam desse trabalho tão essencial para nossa comunidade”.
Madeira lembrou que o trabalho dos conselheiros alcança outros municípios vizinhos, pois uma gama de crianças em estado de vulnerabilidade se dirige para esta cidade. Ele observou, entretanto, que mesmo assim, hoje não se vê crianças e adolescentes perambulando, cheirando cola e roubando pelas ruas da cidade.
“Isso demonstra o esforço conjunto de nossa administração com os conselheiros tutelares”, disse Madeira, reconhecendo que Imperatriz continua com enormes problemas, “mas toda a nossa equipe tem se esforçado para corrigirmos esses problemas para construir a Imperatriz que sonhamos e desejamos”.
Sebastião Madeira revelou que, desde a sua candidatura, tinha receio de não dar conta de pagar em dia o funcionalismo, caso fosse eleito. Isso porque, explicou ele sem citar nomes, um dos administradores passados teve problemas ao deixar atrasar o pagamento do funcionalismo, enquanto teve outro que não conseguiu avançar em outros setores, seu reconhecimento era apenas porque pagava em dia os servidores.
“Estamos no 38º mês de nossa administração e nunca atrasamos em um dia sequer o pagamento dos servidores municipais”, garante Madeira, ressaltando que o mês mais demorado foi o que ele pagou no 4º dia útil, “quando temos até o 5º dia útil para realizar o pagamento, como recomenda a lei”.
Avanços – Madeira enumerou como avanços de seu governo o pagamento do tíquete-alimentação para todo o funcionalismo; aumento real de salários em torno de 55% garantia de pagamentos trabalhistas, regulamentação dos salários de enfermeiros e agentes de trânsito, “os quais tiveram seus salários dobrados, bem como garantia do vale tíquete”, disse.
Ele também considera como avanços a regulamentação trabalhista de 80 agentes de endemias; regulamentação do FGTS e INSS, redução do plantão hospitalar de 14 para 12 horas, prêmio de produtividades para os servidores da Fazenda Municipal, salário prêmio em dezembro para os professores da rede municipal, “entre outras vantagens que não lembramos no memento”, observou.
Ao se reportar ainda sobre o projeto, Madeira disse que a nova lei a ser apreciada e votada pela Câmara de Vereadores nos próximos dias elegeu o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) como referência para a revisão dos subsídios dos conselheiros tutelares, acabando com o falso argumento segundo o qual inexistiam parâmetros objetivos que assegurassem a supressão da inflação sobre aqueles salários. “É assim que administramos Imperatriz”, completou Madeira.
Ao encerrar seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Madeira convidou a coordenadora da Área I, Nilva Rocha, para receber as chaves de uma camionete S-10 entregue para os serviços dos conselheiros da citada área. Da mesma forma entregou ao coordenador da Área II, Pastor Francisco Alberto, as chaves de dois veículos Celta 0 km, com a mesma finalidade. “Cuidem de zelar esses veículos para que eles possam durar pelo menos 10 anos”, recomendou o prefeito com seu habitual senso de bom humor. (D.C.)