Operários cuidam da climatização do Centro de Convenções
Os estandes dos livreiros sendo montados no interior do Centro

Domingos Cezar

A RPS Eventos, empresa paulistana que realiza o Salão do Livro em todo o Brasil iniciou esta semana a montagem dos estandes que receberão os livreiros, bem como a Arena Multicultural, onde se realizará os shows musicais e o Café Literário, local destinado às palestras.
Pela campanha publicitária que vem sendo feita por meios dos órgãos de comunicação (Rádio, Jornal e TV), bem como nas redes sociais, a coordenação tem a expectativa que o 17º Salão do Livro de Imperatriz terá novo recorde de público como aconteceu em anos anteriores.
Coordenador de Música e Cultura, o acadêmico Zeca Tocantins, que também coordena a Gincana Cultural, o Festival de Música de Imperatriz e o Festival Curumim, acredita que este ano cresceu o nível de artistas que se apresentarão todas as noites, bem como, os concorrentes dos festivais.
As peças publicitárias que foram apresentadas no lançamento do evento certamente estão contribuindo para divulgar o evento literário por uma imensa faixa territorial. Responsável pela equipe de criação, Hudson Frota crer que esse setor muito tem contribuído na divulgação.
O Salão do Livro de Imperatriz é o único no Brasil realizado por uma entidade. "Somente a Academia Imperatrizense de Letras - AIL, por intermédio de seus valorosos membros tem a coragem de realizar tão grande evento", afirma o acadêmico Agostinho Noleto.
Por sua grandeza, o SALIMP recebeu ano passado, dois reconhecimentos: da Câmara Municipal de Imperatriz e da Assembleia Legislativa do Estado, que aprovou projeto de autoria do deputado Marco Aurélio, tornando-o Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Maranhão. 
Patrocínios - O Salão do Livro tem como principais patrocinadores o Governo do Estado, Grupo Mateus e Prefeitura de Imperatriz. O acadêmico e secretário de Estado da Região Tocantina, Pastor Porto, afirma que este recurso está assegurado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Por sua vez, o presidente da AIL, Trajano Neto esteve reunido com a coordenadora-geral Núbia Angela Carvalho, no gabinete do prefeito Assis Ramos, "quando o gestor imperatrizense nos assegurou o aporte financeiro da prefeitura ao 17º SALIMP", concluiu Trajano Neto.