Secretário Márcio Jardim, adjunta Joslea Rodrigues e colaboradores da Sedel discutem os JEMs deste ano

O Governo do Estado, por meio de uma equipe técnica de colaboradores da Secretaria de Estado de Esporte do Estado e Lazer (Sedel), realizou reunião na última quinta-feira (21), de articulação e planejamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano. Entre os temas em debate, o calendário da competição e as principais mudanças que vão acontecer nas etapas municipais, regionais e na estadual.
Durante a reunião, a secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, falou sobre as principais metas que deverão ser cumpridas durante a organização da 44ª edição dos JEMs 2016, dentre elas a ampliação das etapas municipais, no intuito de incentivar maior adesão dos municípios.
“Neste ano buscamos envolver mais de 110 municípios nas 20 modalidades dos jogos, fortalecer o apoio aos municípios sedes das etapas regionais, além de acompanhar e orientar a realização dos jogos municipais. Temos como prioridade também, a melhor qualificação de técnicos e árbitros por meio de cursos de formação e capacitação que estão sendo planejados pela Sedel”, disse Joslea.
Outra novidade articulada para os JEMs 2016 é a utilização de um Sistema de Cadastro de Inscrição online, que permitirá maior controle de municípios, escolas e alunos participantes dos Jogos Escolares, para melhor estabelecer estatísticas de investimentos para competição.
O diretor geral dos JEMs, Sandow Feques, anunciou no encontro que, pela primeira vez na história dos jogos, a realização da etapa municipal de São Luís será realizada pela prefeitura municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer.
“São Luís era o único município que não realizava seus Jogos, provocando uma grande lacuna na execução dos JEMs. Agora, sob gestão da prefeitura, garantimos uma etapa regional metropolitana mais abrangente, que contempla, de forma mais satisfatória, a participação ativa dos municípios de Alcântara, Bacabeira, Paço do Limiar, Raposa, Rosário e São José de Ribamar”, explicou Sandow Feques.
Em 2015, a nova gestão da Sedel alcançou todas as metas estabelecidas para o JEMs e os resultados ganharam destaque durante o 1º Encontro de Gestão Governamental. Neste ano, a equipe técnica responsável pela execução dos Jogos espera superar os resultados em quantidade e qualidade, visando valorizar ainda mais os alunos atletas de todo estado.