Secretária Ester Marques prestigia lançamento do livro ‘Perfis de Cultura Popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular’

A Comissão Maranhense de Folclore (CMF) lançou, no sábado (28), o livro ‘Perfis de Cultura Popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular’. O volume, organizado ao longo de 302 páginas, apresenta artigos de vários autores e é uma ação de difusão elaborada pelo CMF, com recursos do Programa de Apoio a Publicação Literária da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Em noite de autógrafos na Casa de Nhozinho, na Praia Grande, as organizadoras do livro, a folclorista Zelinda Lima e a professora Mundicarmo Ferretti, apresentaram ao público a proposta da obra, que reúne 68 perfis e elementos da história de vida de personagens importantes na cultura popular maranhense, muitos deles já falecidos.
“Diferente de outras obras já publicadas por mim, este é um livro mais aberto, e com um público alvo mais amplo. Eu e Dona Zelinda reunimos material de 34 autores e encontramos surpresas agradáveis em nosso trabalho. O livro é a valorização da cultura popular e também provoca certa reflexão sobre o tema”, contou Mundicarmo Ferretti.
No hall de personalidades que ilustram o livro é possível identificar mestres, especialistas, pesquisadores e incentivadores que se destacaram nas diferentes áreas da cultura popular, como no artesanato, bumba-meu-boi, carnaval, culinária, dança folclórica – cacuriá e tambor de crioula; festas do catolicismo popular – Divino Espírito Santo e ritos natalinos; medicina popular, música, rituais afro-brasileiros e artes cênicas.
A secretária estadual da Cultura, Ester Marques, compareceu ao lançamento do livro e considerou a iniciativa um grande passo em direção ao reconhecimento.
“Mantemos de forma permanente uma superintendência, voltada exclusivamente para estas atividades de cultura popular. Para além disso, este  lançamento põe em pauta questões importantes para o avanço da promoção de uma política de valorização, a qual o governo Flávio Dino  vai trabalhar para que  estes atores sejam valorizados dentro e fora de suas manifestações”, comentou a secretária Ester Marques.