Para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, as estações elevatórias de esgoto do bairro Cafeteira passam por um processo de verificação do funcionamento, com supervisão dos engenheiros da construtora Terramata, responsável pelo conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1). O sistema, que atua na retirada de parte dos resíduos sólidos, estava paralisado desde setembro do ano passado. A avaliação foi concluída na sexta-feira, 19.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, as atividades foram definidas em reunião na segunda-feira (15), com a participação de engenheiros da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), da empresa Terramata e da Sinfra. "Esse sistema de esgotamento sanitário contemplará mais de oito mil moradores dos bairros que compõem a Grande Cafeteira", reforçou.
Ele observa que a implantação do sistema de esgoto contribuirá para melhoria da qualidade de vida da comunidade, pois a estação elevatória funciona como uma espécie de filtro, geralmente equipada com dispositivos de pré-tratamento, como grades, barras ou cestos, agindo na retirada de parte dos resíduos sólidos. "O recebimento dessa estação elevatória possibilitará destravar o conjunto de obras do PAC-2, em que o prefeito Assis Ramos luta para reativá-lo, visando recomeçar, ainda este ano, os serviços de saneamento e pavimentação de vias urbanas", explicou.
PAC-2 - O secretário Francisco Pinheiro explicou que o município trabalha intensamente no processo de atualização de documentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação dos recursos que preveem a aplicação de R$ 45 milhões em obras, que incluem 32 quilômetros de saneamento e pavimentação asfáltica no bairro Vila Nova.
"Esse processo está bastante adiantado, pois também consta a implantação de rede de esgoto e distribuição de água aos bairros contemplados", finalizou. (Gil Carvalho-Ascom/PMI)
Comentários