Estacionamento rotativo será implantado na área comercial da cidade

Gil Carvalho

O trabalho de reforço da sinalização horizontal e vertical começou a ser realizado nos principais cruzamentos de ruas e avenidas de Imperatriz, segundo informou ontem à reportagem o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar.
“Esse serviço consiste na pintura de faixas de pedestres, cruzamentos, ruas e avenidas de grande fluxo de veículos”, disse ele, que cita a instalação de novas placas indicativas, inclusive substituindo a sinalização danificada ou deteriorada.
O secretário observa que outra preocupação tem sido na melhoria do trânsito nas chamadas “vias preferenciais” e o reforço da sinalização das áreas de estacionamento proibidos no eixo central da cidade de Imperatriz. “Temos como meta concluir a pintura das faixas de pedestres até o final deste mês e o trabalho de sinalização vertical e horizontal”, prevê.
Estacionamento rotativo – Ele garantiu ainda que será instalado neste segundo semestre do ano o projeto de estacionamento rotativo nas principais ruas e avenidas da área comercial de Imperatriz. O objetivo é ampliar a oferta de vagas de estacionamentos na cidade. “Essa iniciativa deverá democratizar ainda mais o espaço público, possibilitando às pessoas que vão ao comércio encontrar uma vaga de estacionamento”, detalha.
J. Ribamar explica que o estacionamento rotativo funcionará depois da sinalização das áreas situadas nas avenidas Dorgival Pinheiro de Sousa, Getúlio Vargas e Ceará, bem como nas ruas Luís Domingues e Simplício Moreira. “Vamos destinar esses espaços para estacionamentos e instalar sensores que identificarão a placa do veículo para emissão do ticket que deverá ser pago para utilização dessa área”, disse.
Ele contou que o motorista poderá comprar o crédito para estacionamento que será gerenciado por uma empresa; o motorista terá facilidades para adquirir os créditos por meio da internet ou em estabelecimentos comerciais que vendam crédito para operadoras de celular. “O cidadão poderá comprar antecipado o crédito e escolher, por exemplo, o local onde deseja estacionar”, cita.
J. Ribamar reitera que o modelo de estacionamento rotativo a ser adotado em Imperatriz será semelhante ao de Florianópolis, em Santa Catarina.