Estacionamento irregular é a infração que mais gerou multas de trânsito neste primeiro semestre em Imperatriz. Das 14.424 autuações aplicadas, 7.636 (53%) foram por estacionamento irregular na via pública em flagrante desrespeito ao artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
A lei define estacionamento como "a imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros, onde o condutor que mantém o veículo parado por qualquer outra finalidade que não seja estritamente para esse fim comete infração por estacionamento irregular".
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, observa que "18% do total geral de autuações foram relacionadas por estacionamento em fila dupla nas principais ruas e avenidas dos bairros e do centro." Ou seja, uma média de 14 autuações por dia.
Das 7.636 multas emitidas neste primeiro semestre, 2.569 (34%) foram por estacionar em fila dupla; 1.790 por estacionar em local específico (vagas para motos, carros, deficientes físicos e táxi); 1.323 por estacionar em horário-local proibido; 636 em vagas reservadas a idosos e deficientes e 356 (5%) por estacionar no passeio público.
O diretor Executivo da Setran, Rader Leão, observa que estacionar ou parar o carro ao lado de outro veículo, embora seja uma prática "comum para muitos motoristas", atrapalha o trânsito e aumenta consideravelmente o risco de acidentes. O motorista que estaciona em fila dupla geralmente se justifica dizendo que é 'coisa rápida', porém aumenta o risco de colisão lateral, traseira e de atropelamento", alerta.
Segundo ele, a Setran repassou neste primeiro semestre 176 cópias de Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, BOAT, e 58 solicitações de laudo de perícia de trânsito. "É um grande avanço e conquista para Imperatriz, pois temos agentes treinados e qualificados para atuar nestes casos de ocorrências de acidentes de trânsito", concluiu. (Gil Carvalho-Ascom)
Comentários