Durante o programa “Estação Juventude” serão oferecidas atividades recreativas, esportivas e culturais, capacitando os jovens para o mercado de trabalho

Gil Carvalho/Kayla Pacheco

A cerimônia de lançamento do programa “Estação Juventude” aconteceu nessa quarta-feira (6) na sede da Secretaria Municipal da Juventude e Trabalho (Sejut), localizada na rua Rui Barbosa, anexo ao estádio Frei Epifânio, no Centro.
O prefeito Sebastião Madeira foi representado na solenidade pelo vice-prefeito Luiz Carlos Porto. Também prestigiaram o evento os secretários municipais Daniel Souza (Regularização Fundiária) e Conceição Formiga (Mulher); o diretor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Júlio Mourão; o secretário-adjunto de Administração, Raimundo Sirqueira, e a técnica Andrea Bicalho, do programa “Estação Juventude”, da Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília.
O vereador João Francisco Silva, que representou o Poder Legislativo, destacou durante a cerimônia que “há a necessidade de apostar em nossos jovens com preparo para um futuro digno e de sucesso”. “Abracem essa oportunidade, busquem e cresçam”, reiterou.
O secretário Klleyton Nascimento (Juventude) lembrou que “esse espaço é de todos que querem se informar sobre dados disponíveis na rede mundial de computadores que servem de fonte de pesquisa e preparo para a vida adulta”.
Ele observa que durante a execução do programa “Estação Juventude” serão oferecidas atividades recreativas, esportivas e culturais, capacitando os jovens para o mercado de trabalho e ampliando o acesso às políticas públicas.
O vice-prefeito Pastor Porto contou em testemunho próprio que “a educação e a qualificação profissional são o único meio para conquistar sucesso na vida profissional e, também, a mudança de patamar econômico”. “Eu, caçula de um casal de onze filhos, tenho orgulho em dizer que sou filho de pais analfabetos e que hoje ocupam importantes posições no cenário econômico-político em nossa cidade. E assim são muitos jovens e adultos país afora”, disse.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Imperatriz e da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) que beneficiará jovens de 15 a 29 anos. O “Estação Juventude” oferecerá ainda informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que os alunos tenham condições de construir suas trajetórias e buscar as melhores formas para sua formação.
“Temos gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades”, garantiu ele.