Trabalho visa indicar medidas preventivas para reduzir riscos de acidentes.

Equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, intensifica os trabalhos de vistorias nas revendedoras de gás de cozinha, postos de combustíveis, cerâmicas, casas de eventos, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais. Objetivo é erradicar a clandestinidade, impulsionar a melhoria nas condições de segurança e indicar medidas preventivas para reduzir riscos de acidentes. 
"Os trabalhos incidem em inspecionar as questões estruturais desses estabelecimentos, vez que o comércio irregular e o mau uso dos produtos oferecidos, como o gás de cozinha, podem ocasionar, além de explosões e incêndios a fatalidades maiores", afirma o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão. 
Helimar Abreu, técnico de segurança do trabalho da Defesa Civil, enfatiza que a medida visa oferecer segurança para consumidores e profissionais que trabalham nos estabelecimentos. "Se constada irregularidades, os proprietários são notificados para corrigir as alterações de segurança no prazo de cinco dias. O não cumprimento de segurança exigido na notificação, tomaremos decisões necessárias", assegura. 
Segundo o órgão, as ações acontecem diariamente em todo o município. Dentre as vistorias são verificados extintores com carga vencida, placas de sinalização inexistente, revitalização das plataformas, limpeza da área dos depósitos, sinalização com luz de emergência e atendimento às normas de segurança. Também é checado se os estabelecimentos possuem Alvarás de Licenciamento da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Para denúncias do comércio informal de botijões de gás, entre outras irregularidades, a Defesa Civil disponibiliza o serviço via WhatSapp (99) 99152-0832. Denúncias também podem ser feitas diretamente no órgão, Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima-Ascom)