No dia 2 de abril, foi comemorado o Dia da Conscientização do Autismo, transtorno de desenvolvimento que atinge mais de 2 milhões de brasileiros. A ONUA estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo, que causa dificuldade na linguagem, na interação social e rituais e manias. A precocidade, intensidade e qualidade do tratamento são fundamentais para o desenvolvimento dessas crianças. "Portanto, o acesso a informação dos pais, professores e pediatras nesses primeiros anos de vida da criança pode contribuir muito para a precocidade do diagnóstico e intervenção adequada e especializada", disse a fonoaudióloga Sheylla Belchior.
Ela e o marido Saide Vilas Novas, que é neuropediatra, trabalham há 25 anos nessa causa. Este ano resolveram fazer um evento com o objetivo de orientar, mas também de mostrar o potencial de cada pessoa com deficiência.
Por isso, realizam hoje o Feste - Festival de Talentos da pessoa com deficiência, às 17h, no Teatro Ferreira Gular, onde todas as instituições de Imperatriz que possuem pessoas com deficiência apresentarão um lindo espetáculo. Haverá apresentação de dança, teatro, instrumentos e canto.
As inscrições podem ser feitas hoje por escolas ou instituições, devendo apresentar um vídeo no momento da inscrição. O ingresso custa 1 brinquedo educativo e também serão entregues troféus, medalhas e brinquedos para a instituição.
As inscrições são feitas na Clínica Mãe e o apoio é da Prefeitura de Imperatriz, através da Sedes.
"A sociedade está convidada, pois incluir a pessoa com deficiência é amar como a si próprio", finalizou Sheylla Belchior.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16105
Comentários