Como principais recursos para o tratamento de câncer, o Ministério da Saúde preconiza a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Para esclarecer a comunidade acadêmica sobre a importância da multidisciplinaridade exigida no acompanhamento ao paciente oncológico, profissionais da Oncoradium participam da VIII Semana de Enfermagem da Unisulma, que acontece de 06 a 08 de novembro, em Imperatriz.
“Tratar câncer implica ter a disposição de várias especialidades. Para tanto, a atuação da equipe de enfermagem é fundamental nesse processo”, destaca o médico radio-oncologista, Ricardo Nakamura. De acordo com o especialista, o enfermeiro é o profissional que está presente em todas as fases do tratamento radioterápico.
Tendo como tema “Enfermagem e Oncologia: Mãos dadas no cuidado pela vida”, a coordenação do evento registra a inscrição de 400 pessoas. Para a professora Érika Tourinho, é importante reforçar o diálogo entre enfermagem e oncologia. “Poucos têm o conhecimento sobre o desempenho do enfermeiro no tratamento oncológico”, justifica a professora.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15153
Comentários