"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". É com esta frase de Paulo Freire que percebe-se a importância do investimento em educação para uma efetiva mudança social.
Por isso, em oito anos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), investiu significativamente em educação de qualidade. Foram diversos projetos que proporcionaram uma verdadeira revolução em todas as creches e escolas da rede municipal de ensino. Aproximadamente 43 mil alunos tiveram suas vidas transformadas a partir do processo de ensino-aprendizagem em Imperatriz.
Para melhorar toda a estrutura da rede municipal, a SEMED realizou mais de 100 ações de melhoria da infraestrutura das unidades escolares, como 43 reformas e ampliações de escolas, 14 construções, 4 poços artesianos, 1 anfiteatro construído na Escola Municipal José Queiroz, 3 bibliotecas comunitárias entregues em povoados da zona rural, 8 quadras poliesportivas, 15 escolas 100% climatizadas, 23 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), 1 biblioteca para pessoas com deficiência visual, 1 escola de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco P. Filho, ordem de serviço aprovada para construção das escolas Sousa Lima e Manoel Ribeiro, 11 edições do Festival de Jogos e Brincadeiras de Rua, 4 edições do Congresso Municipal de Educação, oferta de 1572 vagas em cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Imperatriz, em 2009 eram apenas 10 laboratórios de informática, hoje a rede municipal conta com 100 laboratórios de informática; entrega gratuita de alimentação e fardamento escolar para mais de 42 mil alunos, novo mobiliário escolar em todas as 156 unidades escolares (escolas e creches na zona urbana e rural), entrega de fardamento escolar a todos os alunos, distribuição de material didático a 10 mil alunos de turmas de Educação Infantil a partir de 1 ano de idade, cursos de Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para mais de 700 profissionais, em janeiro de 2009, a rede atendia apenas 124 alunos com deficiência. Hoje são aproximadamente 800 alunos com deficiência incluídos nas salas regulares, 2.978 alunos contemplados pelo Programa Atleta na Escola e 4.097 alunos atendidos pelo Programa Mais Educação.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação de Imperatriz, esclarece as ações realizadas: "As 156 unidades escolares, de responsabilidade da SEMED, recebem ações de Acompanhamento Escolar, Assessoria Pedagógica, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Supervisão, Orientação Educacional, Incentivo à pesquisa científica, Formação Continuada, atividades do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas, além do Programa de Alimentação Escolar nas turmas de educação infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)".
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da SEMED, mantém também o polo municipal de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Imperatriz que já ofertou mais de 1500 vagas em cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento. Para os professores, a SEMED realizou formação continuada contínua, quatro edições do congresso municipal de educação, mobilização para a base nacional curricular e participou ativamente da elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).
"Sobre o crescimento e o desenvolvimento de pesquisa científica dentro das escolas, a Secretaria de Educação mantém a Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC). A Escola Pública Municipal cresceu muito em produção científica desde a criação da COMCITEC, em 2010. Elas estão mais independentes, já realizam suas feiras sem dificuldades de organização e a maioria dos professores já orienta projetos de forma natural, como parte mesmo de suas atividades, ou seja, a pesquisa hoje faz realmente parte da rotina escolar", explicou Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC.
A rede municipal de ensino conta também com o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) com o objetivo de fomentar, desenvolver e acompanhar as políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino, oportunizando no ambiente escolar as relações de inclusão do sujeito, consigo e com os outros. Nesse sentido, atua no atendimento e acompanhamento de alunos com deficiência nas escolas municipais de Imperatriz, alunos estes que encontram-se matriculados em salas regulares, tendo acesso ao conteúdo da série/ano na qual se encontram, e no contraturno recebem atendimento em sala de recurso, divididas em polos, distribuídos pela cidade. Outro segmento de atuação do setor é na oferta de Formação Continuada a professores e demais servidores da rede e comunidade, com os seguintes cursos: Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado - AEE.
"Em 2015, a SEMED inovou ao criar o Projeto "Sintonizados: Acelerando o passo na construção de saberes" com as ações específicas a serem desenvolvidas com alunos dos 5º e 9º anos em escolas da rede municipal aos sábados. O objetivo do programa foi melhorar a aprendizagem e, assim, o desempenho dos alunos na Prova Brasil", explicou Marinalva da Silva, secretária adjunta de ensino.
Para turmas de Educação Infantil, a SEMED desenvolve as seguintes ações: Escola de Família, Entrega de Material Didático, Brasil Carinhoso, Saúde e Bem Estar, "Musicalização com Cantar e Brincar", Workshops, Seminários e Congresso Municipal de Educação.
Além disto, o investimento em instrumentos musicais e criação e manutenção de uma equipe de instrutores ampliou de 11 para 34 o número de fanfarras escolares e possibilitou a participação dos alunos em festivais culturais. O incentivo à musicalização garantiu o resgate do verdadeiro significado da Semana da Pátria pelas crianças e jovens.
As escolas da rede municipal participaram de edições do "Festival Cultural de Poesias, Danças e fanfarras". "Este evento é realizado pelo Instituto de Projetos Educacionais e Socioambientais (PES), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), apoiados pela Promotoria Especializada de Infância e Juventude, Promotoria de Juizado Criminal, Promotoria de Meio Ambiente e Educação, Juizado Especial Criminal de Imperatriz e Vara da Infância e Juventude de Imperatriz", explica Francisco Edvan Nobre, coordenador de eventos da Secretaria de Educação.
O Festival Cultural teve o objetivo de promover o intercâmbio sociocultural entre os integrantes das escolas e contribuir para o desenvolvimento da musicalização das comunidades escolares como incentivo para a cultura local. (Luana Barros-ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15781
ESPECIAL: A nova face da educação de Imperatriz
Em oito anos, a Prefeitura revolucionou a rede municipal de ensino
Comentários