Por sua localização geográfica central dentre as capitais vizinhas e a facilidade de acesso aeroviário, a cidade de Imperatriz tem se consolidado como importante polo comercial do Maranhão. Entretanto, estas mesmas lógicas tornam a cidade o ponto de partida para o turismo ecológico, composto por vários santuários ecológicos, parques florestais, cachoeiras e belezas naturais que se estendem pela região sul do estado.

Pensando tanto nos empreendedores quanto no potencial de consumo do turismo local, a 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) traz pelo terceiro ano consecutivo o “Espaço Turismo”. Com área ampliada para esta edição, o espaço contará nesta edição com dez estandes com informações turísticas, barracas de artesanato, além de palco para apresentações culturais em todos os dias do evento.
Importando inovações de outras regiões, o “Espaço Gourmet” vai aderir a lógica do comércio sobre rodas. Além de encontrar a diversidade da gastronomia produzida em Imperatriz em estandes concentrados na área externa da exposição, haverá também oito food trucks, veículos adaptados à venda de alimentos, oferecendo serviços e demostrando este novo modelo de negócio.
Para quem está planejando uma viagem de lazer, as operadoras de turismo vão oferecer dicas de pontos e roteiros turísticos para a Chapada das Mesas, no Maranhão; o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins; a Rota das Emoções, que passa pelos Lençóis Maranhenses, delta do Parnaíba até o Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará, dentre outros.
Ao longo do evento, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – Sectur, parceira da ACII na Fecoimp, utiliza a temática do “Espaço Turismo” para oferecer minicursos voltados ao treinamento do setor de bares e restaurantes.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Hélio Rodrigues Araújo, a iniciativa de viabilizar o Espaço Turismo visa dar ânimo ao turismo de entretenimento, integrando consumidores e comerciantes, pois “um dos setores que mais cresce no mundo hoje é a indústria do turismo e Imperatriz tem uma vocação muito forte para o turismo de negócios. Temos também atrações turísticas e culturais que não são tão divulgadas. Então, a intenção de trabalhar essa vertente de negócio para que o turismo comece a fluir a partir daí”.
Ainda com o intuito de fortalecer o turismo local, a ACII, em parceria com o Sebrae, realiza, no dia 14, o Seminário da Chapada das Mesas, voltado para a discussão de estratégias comerciais quanto ao desenvolvimento do potencial do turismo empreendedor em Imperatriz e região. No dia 15, o Encontro de Gestores também debaterá o fomento do turismo local como modelo de negócio, em uma parceria entre Sebrae, ACII e Sectur.
A realização anual do Espaço Turismo não só torna a Fecoimp mais agradável aos visitantes, pela oferta variada de serviços, como revela também a necessidade de um trabalho de desenvolvimento econômico tanto da região quanto do estado, comenta o diretor adjunto de Turismo da ACII, Luís Henrique dos Santos. “Temos que despertar os empresários locais para o potencial turístico, tanto de negócio quanto de lazer: o rio Tocantins, as praias do rio, o haras e parques aquáticos. Trabalhamos para que o empresário entenda esse potencial”, afirma Santos.
As inscrições para os minicursos podem ser feitas no site  www.fecoimp.org, onde também está disponível a programação completa dos eventos oferecidos pela Fecoimp. Para validar sua inscrição é necessário levar 2 quilos de alimento não perecível, exceto sal e farinha, no dia do evento escolhido.
A Fecoimp 2017 será realizada de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na rua Marechal Hermes da Fonseca, 32, no centro de Imperatriz. A feira é realizada em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Indústria e Comércio - Seinc; e Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur; Emap – Porto Itaqui; Grupo Mateus; Fecomércio; VLI – Valor Logística Integrada; Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento é apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae; Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz - Conjove; Serviço Social do Comércio do Maranhão – Sesc, 50º Batalhão de Infantaria de Selva – 50º BIS, Rio Anil Transporte e Logística Ltda. – Ratrans e Gráfica Tauá.