Muita alegria e descontração marcaram a inauguração do Espaço Conviver, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Parque Santa Lúcia, na última terça-feira (15). A solenidade contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; da secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis; da secretária da Mulher, Conceição Formiga; do secretário de Governo, Hudson Nascimento; e das irmãs canossianas Rina Guarnieri e Sandra.
Também estiveram presentes no evento o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Júlio Mourão; a coordenadora dos Cras, Paola Lima; a coordenadora do Cras Santa Lúcia, Suzana Priscila; o coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Ariston de França, e vários coordenadores de outros polos da Sedes.
O Espaço Conviver é um ambiente que oferece um conjunto de brinquedos educativos, por meio dos quais técnicos treinados realizam atividades lúdicas, físicas e educacionais, além do desenvolvimento psicomotor das crianças de zero a seis anos. O ambiente dispõe de uma brinquedoteca e um parque, como também atividades de teatro e fantoches.
Para o desenvolvimento das ações do Espaço Conviver, a Prefeitura Municipal, por meio da Sedes, e em parceria com o Governo Federal, realizou aquisições de brinquedos pedagógicos. As crianças serão acompanhadas por orientadores de atividades lúdicas, assim como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
O prefeito Madeira destacou a importância do Cras para as famílias. “Quero agradecer à irmã Rina e à secretária Miriam por essa oportunidade que elas deram para as pessoas terem acesso ao trabalho social do município. O Cras é a porta de entrada para a ação social. Também quero dizer que nossa administração está trabalhando e cuidando das pessoas para que elas possam viver cada dia melhor”.
Valorizando as pessoas
A secretária da Sedes, Miriam Reis, ressaltou a relevância do retorno do Cras para a comunidade. “Fico alegre de trazer o Cras de volta para o Parque Santa Lúcia, agora com uma melhor estrutura, com um ambiente mais especializado e com uma ótima equipe de trabalho. A atual gestão do município prioriza as pessoas, principalmente as crianças e tudo que fizermos por elas, faremos pelo futuro do nosso país”.
Para a irmã Rina Guarnieri, do Jardim Canossa, o Espaço Conviver será de grande utilidade para as crianças. “Estou muito feliz por essa oportunidade, com esse ambiente de lazer e segurança para as crianças. Sendo também uma oportunidade de formação escolar. Agradeço a Deus, ao prefeito Madeira e à secretária Miriam por esse espaço. A partir de agora, devemos cuidar desse espaço e conservá-lo”.
A coordenadora do Cras Santa Lúcia, Suzana Priscila, ressalta a importância do “Espaço Conviver” tanto para as crianças quanto para as famílias. “Com esse projeto nós também queremos atrair as crianças para o nosso Cras. Nós estamos de portas abertas para receber e acompanhar todas as famílias na nossa unidade”, explica.
O Cras Santa Lúcia fica na rua Madeira, 5, no Parque Santa Lúcia, em anexo ao Jardim Canossa. Atualmente, os Cras dos bairros Bacuri e Santa Rita também possuem, em cada um, uma unidade Espaço Conviver. Segundo a secretária Miriam Reis, a expectativa é ampliar o programa para todos os Cras do município. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14403
Comentários