A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizou nessa segunda e terça-feira, 10 e 11, o primeiro curso de capacitação em gênero na Comarca de Imperatriz. Participaram do curso 15 servidores de Imperatriz e de outras 10 comarcas da região tocantina, como Montes Altos, Açailândia, Tuntum e Senador La Rocque.
Realizado das 8h30 às 18h, nos dois dias, o curso foi ministrado pela assessora de gênero e segurança da ONG Plan Brasil, Célia Bonilha, e pela assistente social Suelma Lopes. No primeiro dia de trabalho também estiveram presentes as promotoras de Justiça Lena Cláudia Ripardo Pauxis (diretora da ESMP) e Karla Adriana Holanda Farias Vieira (assessora da ESMP).
O objetivo do curso, que já foi realizado em São Luís, em outubro de 2011, é habilitar os servidores do Ministério Público para o correto tratamento dos direitos das mulheres, além de trabalhar formas de prevenção da violência contra a mulher, trazendo aos participantes modelos não violentos e livres de atitudes machistas para a resolução de conflitos envolvendo questões de gênero.
Durante a capacitação foram tratados temas como os direitos da mulher (incluindo a Lei Maria da Penha), sexismo, respeito à cidadania e à cultura em relação aos gêneros. Baseando-se em vivências e experiências do próprio dia a dia dos participantes, o curso busca entender as relações sociais entre gêneros e como essas relações podem causar a violação de direitos.
Apesar de também terem sido abordadas as recentes mudanças promovidas pelo Legislativo no que diz respeito às questões de gênero, o curso busca ir além do que está na lei para garantir um melhor atendimento ao público que recorre ao Ministério Público. (Rodrigo Freitas - CCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14376
Comentários