Não tem como negar, o Carnaval é a festa mais popular do país. O feriado nacional mobiliza milhões de pessoas em todos os cantos e recantos deste Brasil. A data não é só de festa e descanso, mas é um dos principais feriados prolongados e sua importância vai além da cultura popular, e atinge com grande relevância a economia.
Em 2018, segundo projeções do Ministério do Turismo, o carnaval injetou cerca de 11,14 bilhões de reais na economia brasileira. A festa envolve uma cadeia de macrossegmentos que contribuem para o impulsionamento dos índices de faturamento do país: setor hoteleiro, prestação de serviços, transportes, beleza e estética, estão entre eles.
Para a empresária do segmento da beleza e estética, Cassia Brito, de Imperatriz (MA), o carnaval é o momento oportuno para treinar novas técnicas e faturar mais. "Neste período de carnaval queremos aumentar os nossos atendimentos, principalmente, pela implantação de novas técnicas de esmaltação, novidades que as clientes costumam procurar justamente nessa época", considera.
CARNAVAL É TEMPO DE FATURAR! - Cores fortes, diferentes cremosidades, efeitos neon, esmaltes importados, técnicas, unhas quadradas, unhas em gel stiletto, compõem o cenário na esmalteria de Cássia Brito, no Centro de Imperatriz, na região sul do estado.
Coragem, criatividade, inovação, persistência, determinação e uma lista de outras características empreendedoras representam a trajetória da empreendedora Rita de Cássia Brito, 41 anos, que há pouco mais de dois anos vem se destacando no segmento da beleza e estética, na segunda maior cidade do Maranhão.
"A agenda para o mês de fevereiro e março já está praticamente fechada. Hoje, eu e minha colaboradora atendemos em média 12 clientes por dia, com um tempo de atendimento de cerca de duas horas por cliente.
É um trabalho que exige muita atenção, cuidado e expertise", complementa Brito.
Os serviços custam em média R$ 150,00.
Natural do Tocantins, Cassia Brito, iniciou o negócio após um período morando em Portugal. Chegou a planejar empreender com uma pizzaria gourmet, um conceito de massas portuguesas, semelhante a que trabalhara no país lusitano. Mas acabou ouvindo os apelos das futuras clientes, que se inspiravam em suas unhas em gel, cuidadosamente tratadas por ela mesma, desde o período de moradia no exterior. "Quando cheguei por aqui, por onde eu passava, amigos e colegas prestavam atenção em minhas unhas, que eram diferentes. Todas perguntavam sobre essa esmaltação, sobre o gel. Daí decidi empreender nessa área, apesar de não conhecer nada desse tipo de negócio além da técnica. Por isso, o apoio do Sebrae foi fundamental para abrir a empresa, me formalizar como MEI e me capacitar na área de gestão empresarial", recorda Cássia.
A empreendedora ainda fez capacitações na técnica de esmaltação em unhas de gel em Portugal, antes de voltar definitivamente ao Brasil para empreender. "Queria trazer algo diferente para Imperatriz. Já haviam pessoas que trabalhavam aqui com unhas em gel, mas não com essa tecnologia do esmalte que não sai com acetona. Essa tecnologia foi trazida por mim, como diferencial competitivo", acrescenta.
Cassia ainda foi atendida pelo Sebrae, por meio da unidade regional sediada em Imperatriz, juntamente com outros empreendedores do segmento de Serviços de Beleza e Estética, em um projeto de atendimento coletivo desenvolvido durante o biênio 2016/2017. Foram atendidos 70 pequenos negócios do macrossegmento de Higiene e Cosméticos, sendo 48 microempreendedores individuais, 21 microempresas e 01 empresa de pequeno porte da Cadeia de Beleza e Estética.
O projeto buscou contribuir para aumentar a competitividade dos empreendimentos do elo Serviços - Beleza e Estética, aprimorando a gestão, a produtividade, o grau de inovação e a qualidade da prestação de serviços das empresas. O projeto teve como índice de satisfação 94% e de aplicabilidade pelas empresas participantes de quase 85%.
"Nos dois anos de atuação do projeto, o Sebrae buscou dinamizar o cenário destes profissionais com capacitações, consultorias, palestras temáticas e orientação quanto a Lei do Salão Parceiro. Buscamos desenvolver atividades que despertassem o potencial empreendedor de cada participante que conosco fizeram parte da realização deste projeto que tanto acrescentou para o mercado da beleza em Imperatriz e a Cassia foi uma de nossas clientes onde podemos constatar como o Sebrae pôde contribuir para o crescimento desse mercado", acrescenta a gestora de projetos do Sebrae em Imperatriz, Aline Maracaipe.
Cássia e outros empreendedores do segmento continuam sendo atendidos pelo Sebrae em Imperatriz em eventos, capacitações e orientações técnicas.
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