Domingos Cezar
O SALIMP – Salão do Livro de Imperatriz tem atraído pessoas de várias cidade vizinhas, que chegam em caravanas para assistir à vasta programação e adquirir livros a preços módicos. Entretanto, a caravana de Marabá (PA), ao contrário das demais, tem escritores, poetas, cantores e compositores que fizeram a festa nesse sábado (10).
Liderados pelo presidente da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará, Airton Souza, e pelo secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio, os artistas marabaenses participaram do Festival de Música de Imperatriz, classificando suas músicas para a final, lançaram seus títulos, oficinas e show na Arena Multicultural.
No SALIMP a equipe de Marabá apresentou o “Projeto Tocaiunas”, em homenagem aos rios Tocantins e Itacaiúnas, que banham a cidade; cujo projeto, segundo Airton Souza, consiste na publicação de livros e incentivo à cultura. “O projeto foi muito bem recebido pelo público de Marabá, razão porque trouxemos para o Salão do Livro de Imperatriz”.
Na tarde de sábado, os marabaenses fizeram exposições, duas oficinas, quatro lançamentos de livros e uma roda de conversa abordando a relação cultural estabelecida entre Imperatriz e Marabá desde o início do século passado. Após a realização da final do festival, eles encerram a programação com grande show na Arena Multicultural.
Fazem parte ainda da caravana de Marabá os escritores Xavier Santos, Francisco Duarte, Grécia Sousa, Creusa Salame, Joelton Ribeiro, Agmael Lima, Silvio dos Anjos, Nilson Paz, Nilva Bujarck, Katiúscia Oliveira e Lara Borges. Fazem parte da caravana a cantora Ayla Marques, que foi destaque no festival, e a professora Luiza Gomes.
O presidente da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará, poeta Airton Souza, que comanda a caravana, fez questão de frisar que a viagem dos artistas só foi possível graças ao apoio recebido da Prefeitura de Marabá, por intermédio da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Cultura.
Turíbio Santos – Neste domingo o Salão do Livro de Imperatriz abre suas portas às 10h com sua programação na Arena Infantil, Café Literário, Arena Multicultural e nas oficinas. Na programação musical deste domingo, a apresentação do violonista, de reconhecimento internacional, Turíbio Santos, e na segunda-feira, encerra o SALIMP com o show da cantora imperatrizense Lena Garcia.
Comentários