O jornalista e escritor Domingos Cezar vai brindar o público maranhense, a partir desta semana, com seu quarto livro de cordel, a 13ª obra entre peça teatral, poesias, contos, documentários históricos e romances publicados pelo autor, que é membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL.
O autor observa, inicialmente, que conhecia Flávio Dino, filho de seu amigo e confrade Sálvio Dino, apenas de nome, por sua atuação como líder estudantil e por suas proezas de excelente aluno nas escolas que estudou. “Mas quis Deus que meu desejo de conhecê-lo acontecesse no início de 2006”, lembra.
Domingos Cezar afirma que Flávio Dino encerra uma magistral carreira de juiz federal para se aventurar na política, seguindo de novo outra carreira do pai, que foi vereador em São Luís, deputado estadual, cassado em 1964 pela ditadura militar e, posteriormente, foi eleito prefeito de João Lisboa (MA).
“À época eu estava no terceiro mandato como membro do Comitê Estadual do PCdoB, quando fui informado pelo então presidente, meu grande amigo e camarada Gerson Pinheiro, da possibilidade que se ventilava da filiação de Flávio ao partido”, lembra o autor, acrescentando que ficou algum tempo na expectativa da filiação de Flávio. “E para felicidade de todo nós, o Flávio veio mesmo e ainda trouxe grandes nomes para as fileiras do partido”.
Conta ainda que no ano de 2006, Gerson Pinheiro o convocou para que fosse um dos quatro candidatos a deputado estadual que fariam dobradinha com o candidato a deputado federal Flávio Dino. Lembra que, “como sempre, não fui eleito, mas o Flávio foi o quarto mais votado com mais de 124 mil votos”.
No livro o autor destaca ainda o empenho do prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, no sentido de conseguir votos para o candidato Flávio, transformando-o no candidato a governador que mais recebeu votos no município: mais de 84% dos votos. Ressalta também o trabalho do secretariado da administração municipal e da militância do PCdoB e dos partidos coligados.
“Faço uma ressalva para dizer que quando trato da questão da grilagem de terra, da pistolagem do Maranhão, não estou faltando com a verdade. Fiz isso baseado em fatos reais que foram abordados em meu livro Migrante, sucesso em todo o Brasil, em 1987, vencedor do prêmio GRULI do citado ano”, justifica o autor.
“Portanto, vamos ‘embarcar nessa canoa’ declamando os meus versos, para que você, leitor, possa conhecer melhor Flávio Dino, o libertador do Maranhão”, conclama Domingos Cezar na apresentação da obra. O livro em cordel, denominado “Flávio Dino: De deputado a governador – de ministro a presidente”, foi editado pela Gráfica Brasil e será vendido ao preço simbólico de R$ 5,00.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15159
Escritor Domingos Cezar apresenta livro de cordel contando a vida do governador eleito Flávio Dino
O cordel contando a carreira profissional e política estará nas bancas a partir desta semana
Comentários