O escritor roraimense Aldenor Pimentel lançará o livro de contos ‘Livrinho da Silva’ em Imperatriz, no dia 12 de março, a partir das 19 horas, na Academia Imperatrizense de Letras. Pimentel é o convidado especial do lançamento coletivo de obras de jornalistas escritores, que abrirá a Semana do Calouro do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Na oportunidade, o escritor de Roraima ministrará ainda palestra sobre jornalismo e literatura. Está prevista também apresentação de música clássica e exposição e venda de artesanato indígena e livros de Roraima.
Será feita ainda distribuição gratuita de exemplares do fascículo ‘Os Maranhenses do Bairro Santa Luzia: Cultura e Identidade da Comunidade São Raimundo Nonato’, produzido pela comunidade católica São Raimundo Nonato e pelo Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), cedidos pela Associação Cultural Maranhense de Roraima.
A obra – ‘Livrinho da Silva’ já foi lançado em São Paulo, São Leopoldo (RS), Brasília, Catalão (GO), Rio de Janeiro e Boa Vista (RR). A obra é uma coletânea de contos que se desenvolvem em torno do universo da leitura, do livro, da figura do escritor e da experiência da escrita. São histórias de vidas transformadas a partir do contato com o livro e da experiência da leitura ou que lancem novos olhares sobre a presença do ler e do escrever no cotidiano das pessoas.
Alguns contos foram premiados em concursos literários nacionais, com destaque para as histórias ‘Tráfico’ e ‘O Dia em que Meus Escritos Já Não Eram Meus’, respectivamente, primeiro colocado no 5º Prêmio Literário Sérgio Farina, categoria Prata da Casa, e terceiro no I Concurso Literário ICBIE 2015. Além disso, a antologia foi finalista em 2016 do Concurso Nacional de Criação Literária – Prêmio Editora Kazuá, categoria Prêmio Tatu de Contos e Crônicas.
O autor – Natural de Boa Vista (RR), Aldenor Pimentel é jornalista e escritor. Recentemente, foi premiado no Edital Nº 07/2017 – Incentivo e Fomento à Literatura, do Governo de Roraima, que selecionou para publicação seu romance ‘Eldorado de Brisa’. Além disso, recebeu mais de 30 prêmios em concursos literários nacionais e internacionais. Também é autor da obra Deus para Presidência (2015), selecionada em chamada pública e lançada originalmente em Portugal. Mantém o blog O Estado da Arte de Aldenor Pimentel, escreve para a coluna Letras Políticas, do Portal da Escrita, e é colaborador da Revista Pacheco, revista literária on-line. Desde 2016, organiza ainda o Concurso Literário Internacional Palavradeiros.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16084
Comentários