Cipriano Luckesi ministra palestra...
... Para um público atento

Domingos Cezar

O Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) vem atraindo todos os dias milhares de pessoas que visitam os estandes das livrarias, o salão das artes, assistem às disputas estudantis do Soletrando e Gincana Escolar, além de assistirem aos festivais de música e aos shows musicais que acontecem na Arena Multicultural todas as noites.
Para os livreiros, a ausência do vale livro prejudicou um pouco as vendas, porém eles estão esperançosos que a partir de agora as vendas tendem a aumentar. A presença de escritores famosos em todo o Brasil, como Cipriano Luckesi (Cortez Editora) e Rogério Andrade Barbosa (Paulinas), pode atrair mais leitores e alavancar as vendas.
Há quatro anos consecutivos participando do SALIMP, o livreiro Agenor Sousa, da Paulinas Editora, diz que a finalidade da empresa é divulgar suas obras. "Quanto à vendagem, já ficamos satisfeitos quando cobrimos nossas despesas, mas temos a esperança de que até o final do evento entraremos na margem do lucro", afirma Sousa.
Magnum Sales, da Cortez Editora, também se queixa da ausência do vale livro, mas acredita que as vendas aumentarão a partir dessa quarta-feira. "Acreditamos que a presença do escritor Luckesi, que atraiu um enorme público para o SALIMP, com certeza vai alavancar as vendas de todos os livreiros aqui presentes", afirma Sales.
Na programação de ontem o destaque da Arena Multicultural foi a segunda etapa do IV Concurso Soletrando e da Gincana Cultural, além da finalíssima do Festival de Interpretação Curumim, que classificou as intérpretes Olga Barros, Ana Luísa, Débora Sales, Eduarda de Paula, Izabela Noleto, Quézia dos Santos, Julyana Nunes, Larissa Alencar, Lara Sofia e a dupla Lídia Amaral e Laílson Sobrilho.
No Café Literário destaque para a oficina Coleta Seletiva do Lixo realizada de manhã pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMMARH; a palestra "Diga não às drogas", da psicóloga Ana Meire dos Santos, da Vara da Infância e Juventude, e à noite a palestra "Diversidade Africana", do escritor Rogério Andrade Barbosa.
Nesta quarta-feira (3), na Arena Multicultural, pela manhã, tem a continuidade do IV Concurso Soletrando e à tarde a Gincana Cultural. À noite, na programação artística consta a peça teatral "Quem vê celular não vê coração", com o projeto Ato, e finaliza com o show da banda imperatrizense Melquíades Dissonantes.
No Café Literário, a programação inicia às 9h com apresentação dos alunos do IFMA, seguida do lançamento de livros dos alunos do curso de Pedagogia, da FEST. Às 14h, o promotor Alenilton Santos Júnior ministra a palestra "Corrupção, o que temos a ver com isso?", seguida da palestra "Prevenção contra o uso das drogas", que será proferida pelo prefeito Assis Ramos.
Às 16h, os acadêmicos Agostinho Noleto, Francisco Lima e Maria Helena Ventura proferem a palestra "História da escrita". No período da noite, a partir das 20h, acontece o lançamento do Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e o Plano Municipal da Coleta Seletiva, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos -SEMMARH.