Domingos Cezar
Duas escolas públicas do município se propõe nesta sexta-feira (20) prestigiar escritores locais: E. M. Maria das Neves Marques de Souza e o Colégio Militar Tiradentes II. Ambos os estabelecimentos de ensino enviaram seus representantes a convidarem os membros da Academia Imperatrizense de Letras para os dois eventos literários.
Às 14h30 a E.M. Maria das Neves situada, à Rua Clementino de Morais, bairro Alto Bonito, realiza o programa "Ler todo dia", cujo tema é: Livro e a importância de se cultivar a leitura como fonte de informação e conhecimento voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental", explica a coordenadora Lucilene de Meneses.
Por sua vez, às 17h00 o Colégio Militar Tiradentes II realiza em seu auditório mais uma edição do Chá Literário, atividade literária coordenada pela professora Maria de Fátima Araújo. Segundo a gestora geral, Zoraima Sousa Soares, o evento literário tem como tema: Os grandes vultos da literatura regional.
A gestora informa que durante a solenidade serão homenageados alguns dos escritores de Imperatriz e região, com a leitura de poesias, crônicas, contos e romances, apresentados pelos alunos do Ensino Médio, "que durante o primeiro semestre deste ano leram os autores homenageados", explica Zoraima Soares.
Para o presidente da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, Raimundo Trajano Neto é muito importante esse despertar das escolas do município de Imperatriz ao estudarem as obras dos escritores locais e regionais. "Esperamos que outras escolas se espelhem nesse exemplo e procurem ler e conhecer os nossos escritores", diz Trajano Neto.
Na opinião do presidente da AIL o grande e reconhecido motivador das escolas se dedicarem mais à leitura é o Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, realizado anualmente pela Academia Imperatrizense de Letras. "Nas últimas edições desse grande evento literário temos sentido o crescimento de leitores", concluiu Trajano Neto.
Comentários