Aulas da rede municipal recomeçam amanhã

Nesta quarta-feira (1º), a Rede Municipal de Ensino, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), retoma suas atividades normais. De acordo com o calendário escolar, divulgado no início de 2012, o ano letivo será retomado em todas as 152 unidades escolares, com o início do 3° bimestre.
Segundo o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, a Prefeitura de Imperatriz tem realizado diversas ações que efetivamente propõem o avanço da educação de Imperatriz. Durante entrevista, o secretário ressaltou alguns programas e ações que contribuem com este avanço.
Zesiel destacou, por exemplo, o Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola, cuja proposta é desenvolver ações que compõem o planejamento deste Sistema, utilizado na educação infantil e creches do município. O programa atua na área pública em todo o país e proporciona uma forma de trabalho sistêmica, alinhando os esforços de todas as partes interessadas no alto desempenho dos alunos, e destina-se às atividades de aperfeiçoamento dos professores da Educação Infantil, fornecendo recursos pedagógicos para compreensão e utilização do material didático, utilizado na rede de ensino público do município e realiza plantões pedagógicos, reuniões de pais e visitas técnicas nas escolas.
O secretário também falou sobre o Projeto Escola que Protege (EQP), que tem o objetivo de mobilizar escolas da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos voltados para o enfrentamento e prevenção das diferentes formas de violência contra criança e adolescente, bem como para a efetivação e defesa dos seus direitos. O projeto já atendeu cerca de 1,2 mil alunos, 1,3 mil pais e responsáveis, além de 200 gestores, coordenadores e professores.

Mais programas
A Semed também desenvolve ações em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a empresa Suzano Papel e Celulose. Com eles, a Secretaria implantou na Rede Municipal de Ensino os programas Gestão Nota 10, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera Brasil. Os programas têm como objetivo combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida.
O programa Gestão Nota 10 já atendeu quase 140 profissionais, sendo dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas, vice-gestores, superintendentes e equipe da Secretaria de Educação). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.
Já o programa Circuito Campeão introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. 112 coordenadores pedagógicos, supervisores e equipe técnica já foram atendidos.
Por fim, o programa Se Liga é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental, porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Além dele, também é emergencial o programa Acelera Brasil, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência, que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar. Os dois realizaram Formação Continuada e acompanhamento de 22 professores. Em 2012, são 28 professores.
A Semed também desenvolve o programa Tecnologias na Educação. No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se mais de 100 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. O número de computadores teve um aumento significativo. Em 2009 contabilizava-se 130 e, hoje, em toda a Rede Municipal, encontram-se mais de 600 máquinas. (Comunicação)