Dando início às atividades referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi realizada nesta semana a II Mostra Científica da Escola Municipal Giovanni Zanni (MOCIGIZA) com o tema Valorização da Vida - Sustentabilidade na Ação Humana.
“Realizamos na terça-feira (14) a segunda edição da MOCIGIZA, promovida pelos alunos do 3º ao 9º ano da Escola Municipal Giovanni Zanni, com o objetivo de envolver seus alunos e a comunidade nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, esclareceu Lucilene Nogueira, gestora da escola.
Socorro Bezerra, coordenadora da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) de Imperatriz, prestigiou o evento e falou da importância de se desenvolver mostras científicas nas escolas do município.
“A MOCIGIZA é um evento científico que já faz parte do calendário da Escola Municipal Giovanni Zanni. Os estudantes pesquisadores são orientados e acompanhados pelos seus professores desde o primeiro bimestre de aula no desenvolvimento dos seus projetos. Este ano, os alunos apresentaram à comunidade 40 projetos e todos os grupos de pesquisadores demonstraram em seus trabalhos preocupação com a valorização da vida, e ressaltaram a importância e necessidade da Sustentabilidade na Ação Humana”, expõe a coordenadora ao ressaltar o incentivo da gestão municipal à prática de pesquisa científica.
“A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz apoia a realização da MOCIGIZA e incentiva a pesquisa científica nas escolas da sua rede, através da participação da COMCITEC, nos encontros com os professores em momentos de planejamento e organização das suas mostras de ciências e com a realização de palestras. Além disso, a COMCITEC fica de plantão na SEMED para receber e ajudar gestores e coordenadores na organização/planejamento das feiras de ciências ou realização de outras atividades que envolvam a ciência nas escolas. A COMCITEC também recebe, acompanha e apoia os professores e alunos durante o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa”.
Várias escolas já se programam para a realização de feiras e mostras científicas no mês de outubro. A Escola Municipal São Jorge I, por exemplo, realiza sua Feira de Ciências no dia 28 de outubro.
Incentivo à pesquisa científica
Todos os anos, é realizada, em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11ª edição da SNCT, que acontece este ano em outubro, no período de 13 a 19. O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática visa estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. (Luana Barros – ASCOM)
Comentários