A Educação Inclusiva tem nas Salas de Recursos papel primordial no processo de inclusão de alunos com deficiência

Oferecer educação de qualidade de maneira igual, comprometida com o desenvolvimento humano e cognitivo de todos os alunos da rede municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

As ações sempre são voltadas para a inclusão de cerca de 800 alunos com deficiência, abrangendo suas necessidades específicas, conforme explica Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI).  De acordo com ela, no ensino comum, à medida que essas salas têm como principal objetivo apoiar a a legislação brasileira, sobretudo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem nas Salas de Recursos papel preponderante no processo de inclusão de alunos com deficiênciaorganização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
"prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. Em 2009, a rede municipal contava apenas com 14 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o AEE de alunos com deficiência, hoje contamos com 23".  
As Salas de Recursos Multifuncionais cumprem o propósito da organização de espaços, na própria escola regular, dotados de equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos que auxiliam na promoção da escolarização, eliminando barreiras que impedem a plena participação dos estudantes público alvo da educação especial, com autonomia e independência, no ambiente educacional e social.
Leila esclarece ainda que "oferecer Atendimento Educacional Especializado é uma forma de contribuir com a construção do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma, viabilizar seu processo de inclusão escolar e social. Todos os sistemas educacionais devem garantir o acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos os cidadãos e, nesse sentido as Salas de Recursos são fundamentais".  Luana Barros [ASCOM]