Nos dias 27 e 28 de novembro, dezenas de alunos participarão do I Festival de bandas escolares municipais de Imperatriz, que será realizado na Praça da Bíblia, no Centro, e reunirá 25 fanfarras. Nessa semana, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que coordena os eventos e as fanfarras de escolas da rede municipal em Imperatriz, realizou reunião para finalizar os preparativos do evento, que tem o objetivo de estimular a formação musical dos jovens.
Francisco Edvan Nobre, coordenador de eventos da SEMED, explica que o evento é fruto de parceria entre a SEMED e demais órgãos que atuam na disseminação da cultura e na defesa dos direitos dos jovens.
"Este evento é realizado pelo Instituto de Projetos Educacionais e Socioambientais (PES - em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), apoiados pela Promotoria Especializada de Infância e Juventude, Promotoria de Justiçado Juizado Criminal, Promotoria de Meio Ambiente e Educação, Juizado Especial Criminal de Imperatriz e Vara da Infância e Juventude de Imperatriz".
Edvan explica ainda que o festival tem o objetivo de promover o intercâmbio sociocultural entre os integrantes das bandas e contribuir para o desenvolvimento da musicalização das comunidades escolares como incentivo para a cultura local.
O maestro Dário Cardoso, coordenador das fanfarras, explica que ao todo são 25 bandas escolares inscritas no festival e que a concorrência se dará nas categorias percussão, marcial e fanfarra. (Luana Barros - ASCOM)

Escolas participantes
Dom Pedro I (percussão)
Tomé de Sousa (percussão)
Moreira Neto (percussão)
São Félix (percussão)
Juscelino Kubitschek (percussão)
Hebe Cortez (percussão)
José de Alencar (percussão)
Santa Tereza (percussão)
Pedro Abreu (percussão)
Moranguinho (marcial)
Paulo Freire (marcial)
Eliza Nunes (marcial)
Dom Pedro II (percussão)
Darcy Ribeiro (percussão)
Prof. José Queiroz (percussão)
Frei Paulo de Graymoor (percussão)
Renato Cortez (percussão)
Lago do Cisne (percussão)
Leôncio Pires (percussão)
Wady Fiquene (percussão)
Machado de Assis (percussão)
Sinopse (percussão)
Frei Damião (fanfarra)
Santos Dumont (fanfarra)
Madalena de Canossa (fanfarra)