Com concursos de poesia, fotografia e dança, a Secretaria Municipal de Educação - Semed, em parceria com o Instituto PES, iniciou na segunda-feira, 30, participação no 15º Salão do Livro de Imperatriz - Salimp, com o V Festival Cultural das Escolas Municipais de Imperatriz.
O concurso de poesia teve participação de 20 escolas da rede municipal, com 33 crianças e jovens do 6º ao 9º anos, que submeteram e declamaram suas produções literárias, abordando o tema água. Os jurados, Dário Cardoso, Socorro Bezerra, Francely Feitosa, Damásia Ferreira e Cristiano André, tiveram a incumbência de escolher os melhores desempenhos.
Cecília de Sousa Costa, da Escola Municipalizada Sinopse, 8º ano, foi a grande vencedora com a obra “Tocantins é a força” e afirma que “foi muito gratificante receber o prêmio, porque demonstra o meu esforço, que estudei para isso, mesmo as pessoas falando que os jovens não gostam de ler. Estamos aqui para mostrar uma realidade diferente e estudar poesia é muito bom”.
Raquel Rodrigues, professora de Língua Portuguesa, demonstrou satisfação pela vitória da aluna e destacou o papel do professor como fundamental para incentivar o interesse pela leitura, produção textual e literária. “Atualmente as pessoas quase não se dedicam a literatura e poesia. Poder participar desse momento é importante, pois a Semed está dando oportunidade aos alunos demonstrarem seus talentos”.
Os estudantes foram premiados com troféus e para a grande vencedora, um vale livro no valor de R$ 200,00. “Outra recompensa foi a experiência, o conhecimento adquirido e que todas as poesias declamadas, independente de premiação, irão compor um livreto de poesias que serão distribuídos nas escolas”, garantiu a secretária adjunta de ensino, Nilceia Marinho.
A programação do festival segue até 2 de novembro. Nessa terça-feira, 31, ocorreram apresentações de danças e o resultado do campeão do concurso de fotografia. As atividades acontecem na Arena Cultural e fazem parte do projeto da Semed Ciranda Cultural, que promove e incentiva a cultura e as artes nas escolas da rede pública, como auxílio da aprendizagem e das práticas pedagógicas, envolvendo dança, teatro, fotografia, poesia, bandas de fanfarra, jornal escolar e atividades lúdicas. (Sara Ribeiro - Ascom)
Comentários