Escolas que integram a rede municipal de ensino de Imperatriz participam da programação da XIII Semana Municipal da Consciência Negra, que acontece entre os dias 11 e 20 de novembro.
Realizada pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a semana tem como tema "Mulheres Negras: protagonismo numa história de lutas, conquistas e desafios" e conta com a participação de diversas escolas públicas da cidade.
A participação das unidades escolares da rede municipal se dá durante toda a semana nas palestras, mas, especialmente, na VI Exposição Afro-Brasileira com apresentações musicais, danças, teatro, poesia e artes visuais na Praça da Cultura na manhã desta quarta-feira (20 de novembro).
A professora Inês de Jesus Silva, que integra o eixo étnico do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, enumera as escolas que farão apresentações culturais. "Todas as escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz foram convidadas a participar deste evento, mas as apresentações serão realizadas pelas escolas: Eliza Nunes, Giovanni Zanni, Sinopse, Frei Paulo de Graymoor, Raimundo Correa, Luís de França Moreira e Darcy Ribeiro na manhã desta quarta-feira (20 de novembro), Dia da Consciência Negra".

Sobre o evento
De acordo com o CCNNC, a Semana Municipal da Consciência Negra deste ano tem os objetivos de conhecer a história de luta das mulheres negras, enquanto protagonistas na busca de direitos e conquistas; refletir sobre os problemas sociais/desafios que envolvem as mulheres negras, como desigualdades de gênero e raça, preconceito e discriminação; propiciar espaços para alunos de escolas públicas socializarem seus trabalhos e conhecimentos à cerca dos conteúdos referentes à Lei 10.639/03 (História e Cultura Afro-Brasileira e Africana); combater a discriminação racial, em especial contra mulheres negras de Imperatriz e região e envolver a sociedade imperatrizense em eventos que valorizam a história e a cultura afro. (Luana Barros - ASCOM)