Juscelino Pereira Lima, presidente do Conselho de Educação

Geovana Carvalho

Das 8h às 17h de hoje, serão realizadas eleições para escolha dos gestores de escolas municipais. Em trinta escolas da zona urbana e dezessete da zona rural pais, professores, técnicos, servidores e alunos maiores de 15 anos irão às urnas escolher quem estará à frente de “sua” escola pelos próximos dois anos, contados a partir do dia 01 de janeiro de 2012.
Desde o dia 01 deste mês, os candidatos realizam em suas respectivas escolas campanhas para mostrar ao eleitorado suas propostas. De acordo com Juscelino Pereira Lima, presidente do Conselho de Educação, o processo eleitoral foi considerado tranquilo. Segundo ele, na maior parte das escolas municipais os candidatos a gestor são os atuais diretores. “A maioria das escolas terá candidaturas únicas. Na zona urbana, por exemplo, só sete escolas têm mais de um candidato, a maioria é candidato à reeleição”, diz o presidente do conselho.
Para votar, o eleitor deve estar cadastrado nas respectivas escolas. Apesar do número de votantes ser considerado baixo, perto do universo de pessoas que estariam aptas a votar, o presidente do conselho faz uma ressalva: “O que vale é a autonomia da comunidade em escolher o gestor por dois anos. O cadastramento não é obrigatório. É a partir do número de cadastrados em cada escola que percebemos o grau de envolvimento das famílias com a escola de seu filho”.