Com a meta de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem para que todos os alunos das escolas da rede estadual tenham acesso ao mesmo nível de educação de qualidade foi encerrada, na sexta-feira (10), capacitação para o alinhamento dos trabalhos às diretrizes curriculares das unidades gerenciais das Secretarias-Adjuntas de Ensino (Sae) e de Programas Especiais (Sape).
Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a capacitação teve como público alvo supervisores, secretários-adjuntos, superintendentes e lideranças Sae/Sape visando o início do próximo ano letivo.
A secretária-adjunta de ensino, Leuzinete Pereira, explica que se trata de um planejamento estratégico e estruturante para 2014, previsto na implantação das ações do projeto de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ela destacou, ainda, a implantação das diretrizes curriculares.
De acordo com Leuzinete Pereira, nesta primeira etapa, a capacitação visa instrumentalizar todos os técnicos da administração central da Seduc sobre o conhecimento das diretrizes que serão implantadas nas escolas. Esta etapa foi encerrada em regime de oficinas para o intercâmbio e socialização das diretrizes entre os participantes.
Ela ressalta que a meta é implantar um padrão de ensino e aprendizagem na rede estadual de educação, de gestão das escolas e de infraestrutura dos prédios escolares, com salas de aulas climatizadas.
Disse, ainda, que o padrão de ensino e aprendizagem vai assegurar aos alunos da rede estadual o mesmo direito de aprendizagem em qualquer escola, estimulando habilidades e competências para cada série e para cada etapa.
Seguindo as orientações do secretário de Educação, Pedro Fernandes depois da primeira etapa as equipes da Sae/Sape irão socializar estas ações com os gestores escolares, diretores de educação, técnicos pedagógicos do Sistema de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama) e gestores das unidades regionais de educação durante um seminário em São Luís, no final do mês.
Os participantes do seminário, que deverá ser realizado nos dias 29 e 30, irão atuar em seus municípios como agentes multiplicadores na capacitação dos professores de suas escolas, para, assim, garantir o alinhamento geral entre a administração central da Seduc, unidades regionais e escolas.
A ação vai assegurar a implantação das diretrizes curriculares, que será acompanhada para garantir um processo exitoso para que as aprendizagens de cada disciplina ou componente curricular em cada etapa sejam cumpridas em cada escola, assegurando o direito os alunos a educação de qualidade.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14904
Comentários