Professora Eró Cunha e colegas educadores durante planejamento no CE Edinan Moraes
Planejamento Escolar no CE Dorgival Pinheiro de Sousa
Grupo de professores em discussão no CE Nova Vitória
Prof. Dr. Francisco Almada em palestra no CE Estado de Goiás
Oficina de LIBRAS, com a professora Nara da Silva, no CE João Pereira Martins (Estreito)

Cida Marconcine

No período de 15 a 31/01, acontece nas escolas da rede pública estadual a Jornada Pedagógica e o Planejamento para o ano letivo de 2017, de acordo com o Calendário Escolar oficial elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e disponibilizado na internet do site do Governo do Estado. As aulas têm início no dia 01/02 em todos os centros de ensino.
Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz, os trabalhos para este ano letivo começaram já no dia 12 de janeiro, a partir de uma reunião com todos os gestores escolares e coordenadores dos centros de ensino jurisdicionadas à UREI, com o objetivo de planejar a Semana Pedagógica, tendo como fundamento os documentos norteadores da Seduc e propostas de trabalho previstas pelo Plano de Ação Pedagógico 2017 da UREI.
Durante esta Semana, nos Centros de Ensino estão sendo discutidas as orientações pedagógicas específicas para 2017, com vistas a esclarecer temáticas normativas e curriculares que têm impacto direto na organização da prática pedagógica, além da realização do planejamento escolar para o início do ano letivo (Diagnóstico, Plano de Ensino Anual e Planos de Aulas).
No Centro de Ensino Prof. Edinan Moraes, a equipe gestora e escolar está muito empenhada nesses momentos de reflexões, orientações e planejamentos com todos os professores/as, nos três turnos de trabalho. Segundo a professora de Língua Portuguesa Eró Cunha, a qualidade na participação e discussões estão superando as expectativas dos professores. "Durante os estudos, os participantes falaram sobre a necessidade de todos, governo e profissionais da educação, estarem irmanados com o mesmo objetivo, que é o de fortalecer e ensino e a aprendizagem no Maranhão", afirma a professora Eró Cunha.
"Orientações Pedagógicas para uma Educação Inclusiva de Qualidade" foi o tema que o Centro de Ensino Governador Archer trouxe para a Semana Pedagógica, com uma vasta programação com palestras sobre deficiência auditiva, com a fonoaudióloga Simone Kyt e a instrutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Rayanne Félix, além de palestras sobre outros temas como Deficiência visual, autismo, Atendimento Educacional Especializado (AEE), deficiência intelectual, entre outras abordagens.
O Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa (Centro) trouxe como tema "A Escola no Rumo Certo". A supervisora escolar, professora Giseuda Pereira Costa (UREI), esteve presente e enriqueceu as atividades com importantes contribuições. "Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearão nossa prática docente. Nesse intuito, estamos realizando a jornada pedagógica com o objetivo de auxiliar o planejamento de nossas ações didático-pedagógicas, buscando oferecer uma educação de mais qualidade ainda aos nossos alunos", destaca a gestora escolar do CE Dorgival Pinheiro, professora Jeassimonne Paulino Carvalho Rocha.
Os momentos de estudos com os professores do Centro de Ensino Urbano Rocha estão acontecendo também de acordo com o que foi planejado. "A cada encontro dois temas fazem parte da pauta, como por exemplo, discussão sobre gestão democrática e grêmio estudantil, Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno, Conselho Escolar e estrutura curricular do Ensino Médio", explica a supervisora escolar, professora Aglaides Soares (UREI). Também fez parte da programação no CE Urbano Rocha, uma palestra sobre Iniciação Científica com o Prof. Dr. em Educação Diego Carvalho, que, segundo a gestora escolar Madaly de Carvalho Lima, será parceiro, amigo da escola, e irá de forma quinzenal realizar formação continuada com a equipe de professores.
Várias atividades também estão acontecendo no Centro de Ensino Nova Vitória, como análise dos resultados de 2016 e discussão acerca das temáticas Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e Projeto Político Pedagógico, propostas pelos Grupos de Trabalho da UREI. "Toda a equipe está empenhada na realização de diagnósticos para a melhoria de resultados, assim como para a elaboração do Plano de Metas 2017", esclarece a gestora escolar, professora Célia Chaves Sá Rocha. "Outro foco de discussão está sendo a modalidade Educação de Jovens e Adultos, na busca de superar suas problemáticas, como a evasão escolar principalmente", finaliza a gestora.
No Centro de Ensino Estado de Goiás, a Semana foi marcada pela presença da professora Leila Lopes Pereira, que é a coordenadora pedagógica da UREI. "Estes estudos e momentos de discussões têm possibilitado muitas  reflexões relevantes para a qualidade do processo educacional", destaca a professora Leila Lopes. Participação especial, também no CE Estado de Goiás, do Prof. Dr. Francisco Almada, que proferiu palestra sobre Planejamento Escolar para os professores.
Nas escolas estaduais dos municípios jurisdicionados à URE de Imperatriz, a Semana Pedagógica está acontecendo também seguindo as mesmas orientações e temáticas de estudos. Por exemplo, no Centro de Ensino João Pereira Martins, localizada no município de Estreito, as discussões passaram pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), Grêmio Estudantil, Conselho de Classe, novo Ensino Médio, escolas integrais e inteiradas no Maranhão, além de discussões sobre os índices no que se refere ao IDEB, avaliações, Siaep, estrutura curricular. O CE João Pereira Martins também ofereceu aos participantes uma Oficina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com a professora Nara da Silva Oliveira, que realiza Atendimento Educacional Especializado para alunos na Sala de Recursos da própria escola. No Centro de Ensino Yanez Pinzon, no município de Governador Edison Lobão, os professores se dedicaram em estudar o Regimento Escolar e realizaram o planejamento por área de conhecimentos. E no município de Porto Franco, a equipe escolar do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto se reuniu nos três turnos para discutir as temáticas da pauta, estrutura e critérios que foram pré-determinados, como Conselho de Classe, Grêmio Estudantil, Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular, com muito compromisso e envolvimento de todos os professores, segundo a gestora escolar professora Maria de Jesus de Sousa Santos. "A formação continuada que a Semana Pedagógica proporciona é sem dúvidas uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade no exercício da profissão docente", conclui a professora Maria de Jesus.

Grupos de Trabalho (GTs)/UREI
Fazem parte do Plano de Ação do Departamento Pedagógico/URE de Imperatriz para o ano letivo de 2017 a proposta de três Grupos de Trabalho, carinhosamente chamados de GT1, GT2 e GT3, respectivamente com o compromisso de desenvolver temáticas e ações sobre Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Centros de Ensino que compõem a URE de Imperatriz.
Propostas já socializadas em reuniões com gestores escolares e coordenadores pedagógicos, durante o encontro, que aconteceu dia 13 de Dezembro, onde foi realizada uma mesa redonda com as equipes gestoras e os Grupos de Trabalho da UREI, que juntos puderam refletir sobre os limites e possibilidades deste Plano de Ação nos Centros de Ensino.