Cida Marconcine
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou no sábado (30), em Imperatriz, mais uma edição do programa "Luminar: Caravana da Ciência", das 8h às 13h, no Centro de Ensino Nascimento de Moraes (R. Leôncio Pires Dourado, s/nº, Praça da Bíblia), com participação de estudantes nas oficinas e com visitação ao Planetário Móvel, aberta à comunidade em geral. Estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) também estiveram presentes a este evento científico.
"O projeto Luminar é uma grande iniciativa do Governo do Estado, porque tem o objetivo de incentivar e fazer a difusão da ciência e tecnologia para os nossos estudantes. É uma verdadeira iniciação científica as atividades que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação oferece durante a Caravana de Ciências, como as oficinas de Paleontologia, Astronomia, Robótica, entre outras", explica a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana.
Para o aluno Manoel Alex, que estuda a 3ª Série e é presidente do Grêmio Estudantil do CE Nascimento de Moraes, o projeto Luminar é uma experiência que amplia os conhecimentos vistos em salas de aula. "Neste projeto estamos vivenciando os conhecimentos de Ciências vistos em sala de aula, por meio das oficinas oferecidas, como as de Química, Matemática e Física, além de termos acesso a novos conhecimento como Robótica e Astronomia, por exemplo", conta o aluno
"A missão central deste governo é tentar transformar o Maranhão pela educação, por isso o governador Flávio Dino prioriza o investimento em educação. Educação é investimento amplo que vai desde transformar escolas de taipa em escolas dignas até levar uma caravana da ciência com 6 oficinas para escolas públicas", afirma o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, que participou da Caravana em Pindaré-Mirim, no dia 15. "A educação transpõe todos os universos, e o programa Luminar vai compartilhar com os presentes um universo de coisas", conclui o secretário da Secti.
O programa
"Luminar: Caravana da Ciência" é um projeto que tem como objetivos a difusão e popularização da ciência e tecnologia em nosso Estado, além de despertar vocações científicas nos jovens maranhenses. Traz em sua programação oficinas de Astronomia, Eletricidade Básica, Matemática, Paleontologia/Arqueologia, Química e Robótica, além da exibição dos astros e Sistema Solar por meio do Planetário móvel, para escolas da Rede Pública de Ensino do Maranhão e comunidade em geral.
Em 2016, a Caravana da Ciência envolveu a participação de mais de 15 mil pessoas, e em 2017 foram mais de 30 mil participações diretas em todo o Estado. Este ano, foram selecionadas 32 escolas que recebem a Caravana da Ciência, durante o período de junho a setembro.
Comentários