O bom momento econômico por que passa o município de Imperatriz, motivado pela presença de investimentos em todos os setores da economia, foi lembrado por quase todas as escolas que participaram, na Avenida Getúlio Vargas, do desfile cívico do 7 de Setembro, data histórica da Independência do Brasil.
De acordo com a direção dessas escolas, o desenvolvimento do município de Imperatriz está demonstrado pelo elevado número de emprego na construção civil, setor este responsável pela construção de shoppings centers, edifícios residenciais e comerciais, além da instalação de várias indústrias.
Para elas, a revitalização do distrito industrial de Imperatriz também vai atrair – e já está atraindo – para a cidade investidores nos mais diversos ramos da economia. As escolas deixaram claro às pessoas que assistiram ao desfile que a cidade se desenvolve não apenas na área da construção civil, mas também no setor do comércio, indústria e serviços.
Em suas mensagens, as escolas mostraram que a cidade também se transformou num polo universitário, com a implantação de várias faculdades e universidades particulares, com cursos de graduação e pós-graduação. Isso sem falar nas universidades públicas, caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
A injeção financeira no comércio, com a implantação de alguns grupos do comércio atacadista, aumentou consideravelmente o número de emprego nesse setor. A motivação, com a aplicação de recursos e orientação técnica por parte da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, também alavancou a economia rural.
Outro item que as escolas exploraram no desfile foi a expansão da cultura em todas as suas manifestações, porém com destaque para a literatura. Nesse item, as escolas prestaram homenagem à Academia Imperatrizense de Letras (AIL), como sendo a grande responsável pela difusão da literatura e da cultura em geral.
A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) também foi lembrada pela sua articulação, visando manter vivos nossos costumes e tradições. Isso ficou evidenciado nas apresentações do nosso folclore, com destaque para as festas juninas, carnaval e bumba-meu-boi. Pela criatividade, todas as escolas merecem o reconhecimento de todos nós, imperatrizenses. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14199
Comentários