Com percurso de dois quilômetros, 20 instituições de ensino abriram os desfiles da Semana da Pátria, em Imperatriz, na manhã de sexta-feira, 1º. Alunos, professores e a comunidade apresentaram suas pesquisas sobre os recursos hídricos brasileiros, em frente ao palco oficial, montado na Rua Leôncio Pires Dourado, no bairro Bacuri.
Ao lado dos secretários municipais e representantes das Forças Armadas, o prefeito Assis Ramos acompanhou as apresentações dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre as características, história, potencialidades e a degradação dos rios. "As escolas e as famílias estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado. O que os alunos demonstraram, hoje, é resultado de muito trabalho", destacou.
As fanfarras escolares também foram destaque na avenida. "Esse repertório é fruto da Ciranda Cultural, através do Intervalo Musical, projeto desenvolvido pela da Secretaria Municipal de Educação. Os instrutores da Biemi se apresentam durante o horário do recreio, para divulgar o ensino de música, com instrumentos utilizados em bandas oficiais e garantir a participação dos alunos. Muitos talentos já foram revelados, com a Semana da Pátria", ressaltou Francisco Edvan Nobre, coordenador de eventos da Semed.
Nos desfiles, presentes os vereadores Rildo Amaral (SD) e José de Arimateia (PEN); a presidente da Associação de Gestores das Escolas Municipais de Imperatriz (Agesmi), Cleomar Conceição, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Francisco Silvestre Silva Filho.
Roteiro de apresentações continua neste sábado, 2, com dois desfiles nos povoados Petrolina, Coquelândia e São Félix, localizados na Estrada do Arroz, e no domingo, será a vez do Polo Olho D'Água dos Martins, na mesma rota.
Corrida do Fogo Simbólico abriu a Semana da Pátria em Imperatriz
A Semana da Pátria foi oficialmente aberta em Imperatriz no final da tarde dessa quinta-feira (31) com a Corrida do Fogo Simbólico. Após o revezamento dos alunos da rede municipal num percurso de 10 quilômetros pelas principais ruas da parte norte da cidade, o prefeito Assis Ramos recebeu a tocha olímpica das mãos do professor Alacid da Costa Teixeira e acendeu a pira da Independência em frente ao Palácio Renato Cortez Moreira.
O evento reuniu autoridades militares, educadores, alunos e foi abrilhantado com a apresentação das fanfarras das escolas Renato Cortez Moreira e Sucesso da Criança.
Em seu pronunciamento, Assis lembrou a importância da solenidade: "É uma aula de civismo para todos os estudantes. É essencial que os jovens reflitam sobre a importância do 7 de setembro e o que ele significa para o Brasil". (Kayla Pachêco - ASCOM/PMI)
Comentários