Cintya e Cândida - coordenadoras da Escola Dom Pedro II
Planejamento pedagógico com professores de maneira diferenciada

As escolas que integram a rede municipal de ensino de Imperatriz iniciaram nessa terça-feira (15) as aulas do segundo semestre letivo de 2014. De acordo com o calendário escolar, as atividades nas escolas retornaram na segunda-feira (14) com planejamento pedagógico com professores e o trabalho com os alunos ontem.
Para a volta às aulas, a Escola Dom Pedro II organizou um planejamento pedagógico com professores de maneira diferenciada com frases de boas vindas estimulando os educadores, conforme explica Cintya Morão, coordenadora pedagógica da escola.
“Realizamos uma manhã de planejamento pedagógico com momentos de acolhida, estudo e confraternização entre os funcionários. Dentre as frases que nos estimularam, está a de Paulo Freire que diz: ‘A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria’. Assim, tivemos uma manhã proveitosa, pois sabemos a importância do planejar dentro do processo de ensino de aprendizagem do aluno”.
Cândida Rodrigues Silva, gestora da Escola Dom Pedro II, ressaltou que, além do planejamento pedagógico das aulas, o momento com os professores teve também o objetivo de organizar ações e eventos que serão realizados no segundo semestre na escola.
“Hoje retornamos às aulas depois das férias escolares iniciadas em 12 de junho. Durante o planejamento, organizamos os próximos eventos realizados na escola, além da nossa participação na Semana da Pátria, que acontece em setembro. Este ano iremos apresentar em nosso desfile a história da Escola Dom Pedro II, que completa 21 anos em 15 de outubro”.

Investimento em qualidade
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, ressaltou que o aumento no número de alunos matriculados na rede municipal de Imperatriz é fruto da melhoria na qualidade do ensino das escolas municipais. “Em 2009, a rede municipal atendia 40212; já no último censo escolar contabilizamos 44675 alunos matriculados; um aumento de mais de dois mil alunos. Este aumento é resultado dos avanços na educação municipal e do investimento que a Prefeitura de Imperatriz tem feito na melhoria da infraestrutura da rede e na capacitação dos profissionais”.
Dentre os investimentos na melhoria da educação oferecida pelo município, o investimento em estrutura física e recursos didáticos são fator decisivo nos resultados obtidos ao final do ano letivo. Sobre a infraestrutura, Zesiel enumerou algumas ações, como as de reforma e ampliações das escolas Juscelino Kubitschek (Povoado Petrolina), São Félix (Povoado São Félix), Humberto de Campos (Povoado Açaizal), João Guimarães (Povoado Água Boa), Senhor Jesus (Vila Conceição II), João Lisboa (Povoado Cacauzinho), Madalena de Canossa, Paulo Freire, Santa Teresa, Frei Tadeu, Darcy Ribeiro, Raimundo Ribeiro (Vila Machado), Elisa Nunes, Amizade (Povoado Bom Jesus) e Enoque Alves Bezerra (Povoado Imbiral); e afirmou: “Através destas obras, o prefeito Madeira está valorizando a educação em todos os aspectos, proporcionando mais qualidade e oportunidade a todos os alunos, melhorando a infraestrutura dentro da rede municipal de ensino. Para isso, temos na Secretaria de Educação os setores de Projetos Especiais e Levantamento de Situação Escolar (LSE) que acompanham e monitoram desde a elaboração até a execução dos projetos realizados em parceria com os governos federal e estadual, além dos que são realizados com orçamento próprio da prefeitura”. (Luana Barros – ASCOM)