Com 32 projetos de pesquisa, escola pretende se credenciar para a I Mostra Municipal, em novembro

A Escola Municipal Sinopse, no bairro Bonsucesso, realizou nessa sexta-feira, 5, a VIII Mostra Científica, com o tema "Produzindo e reproduzindo conhecimento". Foram expostos à comunidade 32 trabalhos de pesquisa, desenvolvidos desde o início do ano, com incentivo do projeto "Pesquisadores do Século XXI", implantado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed.
De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Francisca Araújo, a atividade faz parte do plano anual de ações. "Atendemos ao convite da Semed para os pesquisadores do Século XXI e a partir de então, envolvemos o corpo docente e discente da escola por completo. Foi muito trabalho, envolvemos todos os 512 alunos, do 4º ao 9º ano, que se dividiram de acordo com os projetos", informou.
Os temas escolhidos foram idealizados pelos estudantes, a partir de afinidade e grau de interesse. As orientações das pesquisas se dividiram entre o corpo docente, com o objetivo de trabalhar a transversalidade e interdisciplinaridade. Foram abordados sobre aplicação dos 3 R's - reduzir, reciclar e reutilizar -, Autismo, Câncer de pele, Energia solar, Suicídio na Adolescência, Feminicídio, Aspirador de pó reciclável, entre outros.
O grupo de pesquisadores sobre geração de energia limpa alerta para os benefícios e economia das placas solares. "É um ótimo investimento financeiro e ambiental, pois o indivíduo paga pelo equipamento, mas depois disso vai deixar de pagar energia, gerando energia suficiente para sua casa e até para fornecimento", explicou Gustavo Lucena, do 9º ano.
Para ele, a pesquisa também é um instrumento importante de informação para a comunidade. "É necessário mostrar para as pessoas que temos uma fonte natural de energia, que pode nos ajudar a viver melhor, sem interferir na natureza, como acontece nas barragens e usinas termelétricas que geram a maior parte da energia consumida no Brasil".
Visita - Também estiveram presentes na Mostra representantes do Comitê Científico da Semed, Icleia Costa e Maria do Socorro Bezerra, com intuito de avaliar os projetos expostos e credenciar os trabalhos mais adequados, dentro da metodologia científica orientada aos professores pesquisadores, durante as formações continuadas.
Os principais critérios observados foram o rigor científico, criatividade, apresentação oral, relatório, diário de bordo e maior ênfase ao item de relevância social. Além de valorizar as atividades dos alunos, do professor e a pesquisa científica na escola. "Buscamos o tipo de projeto que vai fazer um diferencial para a comunidade, a diferença na escola, pensando no bem comum, qualidade de vida e sustentabilidade. Que faça diferença onde ele acontece", revelou a técnica da Semed, Maria do Socorro Bezerra. (Sara Ribeiro - Ascom)