Diretora Ir. Neves abriu as atividades comemorativas
Alunos e ex-alunos participam da competição

Por Dijé Guedes

Com status de campeã de aprovação no Enem por mias de uma dezena de vezes, a fama de ser uma das melhores e mais procuradas da rede particular de ensino, a Escola Santa Teresinha completou, nesse 03 de agosto, 93 anos de fundação. Para celebrar a data, o departamento de esportes organizou torneios de modalidades esportivas com a participação de ex-alunos e alunos.
As atividades comemorativas promoveram um intercâmbio entre atletas de diferentes gerações, bem como o congraçamento entre pais que estudaram e filhos que atualmente estudam na EST.
Com quase um século instruindo e educando crianças e jovens, a EST se consagra como uma instituição de renome em Imperatriz e região. De filosofia Franciscana, prima pela cultura da paz e do bem, missão primordial da instituição.
Sob a direção da Irmã Maria das Neves Franco (Ordem Capuchinhas), desde dezembro de 2006, a EST desponta para o centenário de fundação, conservando os princípios da boa educação e inovando na modernidade do ensino.
Às portas dos cem anos, a EST orgulha-se por cumprir a missão institucional que é a de educar para a cidadania, justiça e fraternidade, possibilitando aos seus educandos tornarem-se agentes e construtores da sociedade que tanto se almeja.
Tal postura tem dado à EST a honra de ser referência regional quanto à qualidade e à excelência do trabalho educacional, sendo, portanto, um veículo não só de agregação de conhecimentos, mas de promoção humana. Para tanto, adotou e faz jus ao slogan institucional: “Educar Evangelizando”.
Breve histórico - Tudo começou em agosto de 1924, quando quatro corajosas missionárias capuchinhas (Águeda, Judith, Eleonora e Julia) se aventuraram a lecionar para essas bandas do Maranhão, na próspera Vila de Santa Teresa, e aqui fundaram, em 03 de agosto de 1924, a Escola Santa Teresinha.
Segundo historiadores, ao mesmo tempo em que educava, a EST também servia como albergue para as alunas, que ficavam aos cuidados das irmãs, enquanto seus pais viajavam para temporadas de trabalho em fazendas e sítios.
No mesmo ano, a então Vila de Santa Teresa elevou-se à categoria de cidade, no governo de Godofredo Viana, pela Lei nº 1.179. Portanto, a Escola Santa Teresinha completou 93 anos de fundação em 2017.